Dizer que o melhor está nos minutos finais de cada episódio de Finisterra não retira de todo o mérito à história antes ficcionada, uma criação de Guilherme Branquinho (escrita adicional de Great Yarmouth: Provisional Figures, de Marco Martins e curta-metragem Vórtice), que escreveu o argumento e realizou esta série em parceria com Leone Niel.
Ao mesmo tempo que passam fotografias a preto-e-branco, com gente nos campos a trabalhar, outros com os seus animais de carga ou na pesca, junto ao mar, ouvem-se também os testemunhos, recolhidos em 2021, de quem na casa dos 80 anos recorda a vida em julho de 1943, no Barlavento Algarvio, aquando da Batalha de Aljezur.
Na verdade, muitas eram memórias dos seus familiares, habitantes da vila, preservadas até hoje. António, por exemplo, tinha seis anos quando viu o caça alemão a sobrevoar, às voltas, a fazenda do seu pai. O mesmo avião militar que enquanto perdia altura era avistado pelo avô de Ernesto. Mais tarde, acompanhado pelo burro a que chamava Primo, foi pelos campos à procura dos destroços. Foi a primeira pessoa da terra a chegar junto do piloto, muito aflito e desnorteado, sem saber em que país se tinha despenhado.
Há quem continue a pescar e sempre que apanha Boops boops, nome científico da boga, faz o petisco temperado com alho e salsa, tal como a mãe fazia no tempo da II Guerra Mundial. Em Bensafrim, recorda-se a existência de uma senhora a quem chamavam Carambicha e que tinha o Livro de São Cipriano, um feiticeiro que se converteu ao cristianismo, como reza a lenda popular. Tudo isto, no tempo em que a farmácia do Ernesto, homem capaz de tratar um braço partido e dar apoio aos mais pobres, era fechada por ele ser comunista.
Em Finisterra, Leonor Vasconcelos (atriz dos filmes Viver Mal/Mal Viver e Restos do Vento) interpreta Celeste de forma primorosa. Para provar a sua inocência, a jovem órfã acusada de feitiçaria, enceta uma caça à bruxa num cenário em que a presença nazi se fazia notar no Sul de Portugal.
Finisterra > RTP1 e RTP Play > Estreia 10 mar, seg 21h > 7 episódios, um novo por semana