Tem sede? Beba água. E esta devia ser a única recomendação para um adulto saudável.
Mito 1
Beba 8 copos de água por dia
Este é um verdadeiro mito, sem um pingo de evidência científica, mas, de tão repetido, já se tornou uma verdade para muita gente. A ideia de que a ingestão ideal de água equivaleria a oito copos (ou dois litros) por dia já foi, aliás, desmentida em vários estudos publicados. Mais: os cientistas alegam não haver qualquer benefício claro em estar constantemente a beber água e até alertam para alguns perigos, como a hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue) que pode ser fatal, atingindo sobretudo atletas durante provas, devido à hidratação em excesso.
Mito 2
Ajuda a eliminar as toxinas
Pelo contrário, ingerir quantidades a mais de água “tende, surpreendentemente, a reduzir a capacidade de os rins funcionarem como um filtro” das toxinas presentes na nossa corrente sanguínea, esclarece Stanley Goldfarb, especialista norte-americano em rins. “É uma redução subtil, mas efetiva.”
Mito 3
A pele fica mais saudável
Sessenta por cento do corpo humano é água – portanto, uma pessoa que pesa 65 quilos é composta por 39 quilos de água, aproximadamente. Mais alguns copos deste líquido representam “uma parte tão pequena do que está no corpo” que “é muito improvável que alguém obtenha algum benefício” com essa prática, explica Stanley Goldfarb. Na verdade, não há evidências científicas de que beber muita água hidrate a pele de dentro para fora. O que acontece é que a desidratação é um dos sinais que podem ser vistos na pele – esta perde elasticidade perante a falta de líquidos.
Mito 4
Ajuda a perder peso
Para sermos mais precisos, diríamos: beber água “é uma ótima estratégia” para quem quer emagrecer, especifica a cientista norte-americana Madelyn Fernstrom. Além de não ter calorias, permite “manter a boca ocupada, sem ser com comida, e obter a sensação de satisfação”. Mas isso também acontece com qualquer bebida com zero calorias.