Em terra de mar e de peixe, a abertura de um restaurante italiano dá logo nas vistas. Ainda mais se o negócio tiver sido alinhavado no pós-confinamento e aberto em tempos de pandemia. Os irmãos Tiago e Hélio Sequeira, 36 e 32 anos, respetivamente, já antes tinham dado provas de persistência (em 2013, abriram o Taxca e, logo depois, o Travesso, no Porto). “Era um projeto que tínhamos há algum tempo”, conta Hélio que terá pensado nele, há uns anos, quando se deliciou com a comida italiana no bairro Little Italy, em Manhattan, em Nova Iorque. Desde que abriu, em meados de setembro, na estreita Rua do Castelo, em Leça da Palmeira, ao lado dos típicos restaurantes de peixe, que o Bonifácio (o nome significa qualquer coisa como “benfeitor, aquele que quer praticar o bem”) tem tido a sala bem composta.
Na carta, idealizada pelo chefe Pedro Braga, prevalecem os verdadeiros sabores italianos: pizzas napolitanas em forno a lenha, massas frescas, sobremesas como se estivéssemos na casa della nona, tudo feito com ingredientes, na sua maioria, importados de Itália, “à exceção do peixe da nossa costa e dos legumes de pequenos produtores”, sublinham.
A refeição pode ser acompanhada com cerveja italiana Moretti, um copo de sangria de espumante ou um cocktail (com / sem álcool), com nomes como Leonardo da Vinci (sabor complexo), Michelangelo Caravaggio (apimentado) ou Giovanni Bellini (frisante).
Da proximidade com o mar, prove-se o crudo de robalo, o camarão assado a lenha ou a tagliatelle de frutos do mar (choco, camarão, mexilhão). Da cozinha italiana, não falta a tagliatelle alla carbonara (com ovo, como manda a receita original), o risotto al pomodoro ou as pizzas tradicionais (a partir €10): Diavola (com salame picante), Funghi (com cogumelos-de-paris), mas também as de autor, como a Zucca (abóbora assada) ou a Guanciale (bacon italiano, queijos provolone fumado e stracchino). À sobremesa, conte-se com a panna cotta e a rabanada (em pão de massa de pizza), mas sugerimos o tiramisu que é montado na mesa – café e creme sabayon sobre os palitos La Reine, polvilhado com chocolate. Réstias de alhos pendurados à porta e uma moto Vespa vermelha no meio da sala compõem o ambiente deste italiano vero.
Além do takeaway, o Bonifacio passou a ter um serviço de entregas ao domicílio ao sábado e domingo (12h30-15h30, 19h-22h) em Leça da Palmeira, Matosinhos, Angeiras, Foz e Boavista (Porto) sem custo adicional (mínimo €25).
Bonifácio Ristorante > R. do Castelo, 15, Leça da Palmeira, Matosinhos > T. 96 449 5416 > ter 19h-23h, qua-dom 12h30-15h30, 19h30-22h30