Ideias
"Tudo pode ser lido, tudo deve ser lido, e cada um tem o direito à própria interpretação"
Karine Pansa, Presidente da IPA – International Publishers Association, em entrevista à VISÃO
"O maior comprador mundial de chips é a China, que gasta tanto a importar semicondutores como em petróleo. Pequim injeta milhões para ser independente nesta indústria "
O investigador, ensaísta e professor de História Chris Miller em entrevista à VISÃO
"Gosto de conviver com as pessoas puras do campo, que nos dão muito conhecimento empírico. Porque quem vem da universidade pensa que sabe tudo e não sabe nada"
A agricultora e enóloga Filipa Pato em entrevista à VISÃO
"A tecnologia tende a assumir o lugar dos pais e a ser um entrave à criação de vínculos, com implicações no desenvolvimento neurobiológico, psicológico e social de uma geração "
Elaine Kasket, psicóloga inglesa, em entrevista à VISÃO
"No desenvolvimento da bomba atómica, Einstein disse que estava arrependido de ter aconselhado o governo americano. Com a Inteligência Artificial vemos essa história a repetir-se"
Inês Hipólito, professora de Filosofia de Inteligência Artificial, na Universidade Macquarie, Sydney, em entrevista à VISÃO
"A quantidade de casas para atribuir versus a procura é tão díspar que só os primeiros da lista – algumas com milhares de candidatos – vão conseguir aceder às habitações sociais"
João Carvalhosa, presidente da direção do Comité Português de Coordenação da Habitação Social, em entrevista à VISÃO
"O facto de nunca termos dobrado filmes ou séries aguçou-nos o ouvido, dando-nos facilidade em línguas e em sotaques. Tudo se congeminou para Portugal ficar no mapa"
A diretora de casting Patrícia Vasconcelos em entrevista à VISÃO
"Marcelo Rebelo de Sousa, em nome da República Portuguesa, deveria pedir desculpa e reconhecer o papel de Portugal na escravatura"
O escritor e jornalista Laurentino Gomes em entrevista à VISÃO
"Sou mais adepto de uma liderança humanista, mas um líder é um ator e um gestor. Não se deve tratar todos por igual, porque as pessoas são todas diferentes, mas sim tratar todos com justiça"
O treinador de andebol e palestrante Carlos Resende em entrevista à VISÃO, realizada ainda antes de ter sido anunciado como novo técnico do FC Porto
"Trabalhar de casa é mau para o poder negocial dos trabalhadores"
Numa conversa sobre salários, sindicatos e preços de táxis em Lisboa, a VISÃO entrevistou o Nobel da Economia sobre alguns dos temas que mais preocupam os especialistas em mercado de trabalho. David Card está otimista acerca do poder negocial dos trabalhadores, mas deixa avisos em relação ao teletrabalho
"Reduzir mais a dívida seria muito apropriado para Portugal. Gastar mais e baixar os impostos tornaria as coisas mais complicadas na frente inflacionária"
Pierre-Olivier Gourinchas, economista-chefe do FMI, em entrevista à VISÃO
"Sei que há pessoas a achar que sou beato, outras que sou artista, de esquerda e ateu, e a outras cai-lhes mal se eu for católico, se for à missa ao domingo"
O maestro e comunicador Martim Sousa Tavares em entrevista à VISÃO
"Pessoas cúmplices ou envolvidas no terrorismo de extrema-direita destacaram-se na sociedade e não gostam que se investigue. Passou-se uma esponja e ficou tudo limpinho"
O militar e investigador Fernando Cavaleiro Ângelo em entrevista a VISÃO
"A vontade da Grã-Bretanha de competir com Portugal foi um dos fatores essenciais que atraíram os britânicos para a Índia"
O escritor, antigo diplomata e jornalista John Zubrzycki em entrevista à VISÃO
"Patriotismo não significa branquear os aspetos mais tristes e negativos da nossa História. Temos de enfrentar o passado, conhecê-lo e, a partir daí, seguir em frente"
O escritor Don Winslow em entrevista à VISÃO
"A relação sexual acaba quando o homem atinge o orgasmo. As mulheres têm de reivindicar o seu prazer, não ter vergonha"
A radioncologista e sexóloga Mafalda Cruz em entrevista à VISÃO
"Compreender o mal é a única forma de combatê-lo "
O escritor espanhol Javier Cercas em entrevista à VISÃO
"A meritocracia é um conto de fadas, a nova moral. Endeusa os vencedores e martiriza quem falha, como se partíssemos todos de condições iguais"
O sociólogo João Teixeira Lopes em entrevista à VISÃO
"Não confio no algoritmo, engano-o e manipulo-o"
O escritor e professor universitário espanhol Jorge Carrión em entrevista à VISÃO