Ideias
"Ninguém deve acreditar que as respostas da Inteligência Artificial vêm de Deus, têm um criador humano. É decisivo conhecê-lo"
O consultor e ex-secretário de Estado para os Assuntos Europeus Bruno Maçães em entrevista à VISÃO
"As pessoas não têm a noção de que estamos a atravessar tempos perigosos. Mesmo as da minha geração, com pais que viveram em ditadura, tendem a esquecer o passado"
A jornalista e escritora Fernanda Cachão em entrevista à VISÃO
"A natureza nasceu relativamente perfeita e equilibrada; nós, ao longo do tempo, é que a desequilibrámos. Estamos agora a tentar reconstruir o que nós próprios estragámos"
Luís Serrano Mira, proprietário da Herdade das Servas, anfitrião do Regenerative Wine Fest, em entrevista à VISÃO
"Somos viciados em pressa. Se a internet falha, ficamos neuróticos. Somos bárbaros de uma nova era"
O escritor e jornalista Juan Villoro em entrevista à VISÃO
"Quem se habitua a ler e entra na literatura através de algo mais leve, para aliviar a pressão do dia a dia, vai desejar e precisar de ler cada vez mais e evoluir para algo mais denso e robusto"
Miguel Pauseiro, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), em entrevista à VISÃO
"No apagão, as rádios trabalharam muito bem. E não apenas auxiliaram os ouvintes e foram úteis para a população – fizeram-no de uma forma tão intensa quanto afetiva"
O radialista e jornalista António Macedo em entrevista à VISÃO
Morreu Sebastião Salgado. "O paraíso existe. A Amazónia é o paraíso", afirmou à VISÃO, em 2021
Aos 77 anos, o fotógrafo foi entrevistado pela VISÃO sobre a sua “apresentação” da maior floresta do planeta. Um trabalho colossal de sete anos, baseado em 48 expedições à Amazónia, do qual falou a partir de Paris, onde estava radicado e onde morreu esta sexta-feira, aos 81 anos. Recorde a conversa publicada na edição de 27 de maio de 2021
"Pela minha experiência de vida, sei que hoje é tudo incrível e que amanhã pode deixar de ser. Portanto, é aproveitar o momento, respeitar quem nos cumprimenta"
A cozinheira e apresentadora de televisão Cátia Goarmon em entrevista à VISÃO
"Criticamos os miúdos porque vivem agarrados aos telemóveis, mas os pais fazem o mesmo. Cada um fica no seu mundo, mesmo que estejam fisicamente ao lado uns dos outros"
A psicóloga clínica Melanie Tavares em entrevista à VISÃO
"Nós, humanos, podemos aprender com os pinguins a ser um pouco mais altruístas em nome do bem maior, em nome de uma sociedade melhor"
Bertie Gregory, cineasta especializado em vida selvagem, em entrevista à selvagem
"As pessoas estão reféns das suas ambições, das redes sociais, viraram-se muito para elas próprias, para as suas raivas e para os seus ódios. Enquanto isso, há um mundo que se desintegra lá fora"
O escritor Francisco Mota Saraiva em entrevista à VISÃO
"Investir na infância não interessa apenas às pessoas que têm filhos. Tem benefícios financeiros para a própria economia"
A jornalista e oradora Helen Russell em entrevista à VISÃO
"Se a natureza não estiver próspera, as pessoas como espécie vão ter mais problemas físicos, mentais e emocionais"
Ângela Morgado em entrevista à VISÃO
"Quando sabemos cozinhar, passa-se com as diferentes cozinhas o mesmo que se passa com a religião. Por fora, parecem todas diferentes, mas no interior a mensagem é a mesma"
O chefe de cozinha Tanka Sapkota em entrevista à VISÃO
"Nas gerações mais jovens, continuam a existir fortes expetativas ligadas à aparência. Basta ver o estilo rígido das expressões nas selfies"
Sarah Chaney, investigadora do Queen Mary Centre for the History of Emotions, na Universidade de Londres, em entrevista à VISÃO
"Há um novo tratamento para a doença de Alzheimer que é uma revolução. É a primeira resposta em muitos anos que temos na Medicina para oferecer aos doentes"
O médico e investigador Tiago Gil Oliveira em entrevista à VISÃO
"Costuma dizer-se que as democracias são frágeis. Mas ainda bem que o são, porque fortes são as ditaduras! São frágeis, chatas, é tudo aborrecido... É só gente sem carisma, uns chatarrões "
O escritor Bruno Vieira Amaral em entrevista à VISÃO
"Cada hotel na Baixa de Lisboa mata cinco ou seis lojas. Para quê? Para terem uns átrios que, em geral, não servem para nada"
A empresária Catarina Portas em entrevista à VISÃO
"Os gurus da produtividade transmitem a ideia de que se pode ir mais longe com esforço. As pessoas cedem à pressão e interiorizam o perfecionismo, acabando por explorar-se a si mesmas"
Thomas Curran, psicólogo social e da personalidade e professor universitário, em entrevista à VISÃO