“Saudável e fácil de fazer, esta feijoada de feijão-preto é perfeita para preparar uma refeição rápida e rica em sabores. O feijão-preto confere-lhe um palato profundo, enquanto o tofu fumado, o pimento vermelho e o chouriço vegan trazem aquele gostinho tradicional. A receita está desenhada para uma reunião mais íntima, mas bastará aumentar as quantidades para grupos maiores. Bom apetite!”. Fábio Gomes
Ingredientes (4-5 pessoas)
500 g feijão-preto
200 g tofu fumado
½ chouriço vegan
½ pimento vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
150 g couve-lombarda
200 ml água de cozer o feijão
300 ml água
½ colher chá pimentão-doce fumado
½ colher chá cominhos
Azeite, sal e pimenta preta q.b.
Preparação:
1.Comece por picar a cebola e o alho. Corte o tofu fumado e o pimento em pequenos cubos ou tiras, o chouriço em meias rodelas, e a couve em juliana.
2. Leve a cebola e o alho a refogar numa panela, deixando-os saltear por alguns minutos até os aromas se libertarem. Acrescente o tofu, o pimento vermelho, o chouriço, a couve-lombarda, e por fim o feijão-preto. Tempere com as especiarias: pimentão-doce fumado, cominhos e pimenta preta. Polvilhe com sal a gosto. Envolva e deixe saltear durante 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
3. Acrescente a água de cozer o feijão, bem como a restante água. Envolva, tape a panela, e deixe fervilhar em lume médio durante 20 minutos.
4. Perto do final deste tempo, prove e retifique os temperos se necessário. Sirva ainda quente, acompanhado do seu arroz preferido – eu prefiro basmati ou aromático, mas poderá também usar agulha ou integral.
O livro “Vegan fácil para bem receber” (Marcador, 208 págs., €17,90), de Fábio Gomes, inclui mais de 80 receitas vegan fáceis, com o gosto da cozinha tradicional portuguesa.