Cá fora, no exterior deste hotel vínico de cinco estrelas, já se adivinhava o ambiente festivo. Elas surgiam entre vestidos compridos, saias curtas, sedas clássicas ou um estilo boho chic; eles, com calça de fato vincada e camisa, calção casual chic e ténis … A tarde não era das mais quentes, e as nuvens até tinham manchado o azul do céu, mas nada que fosse estragar o pôr do Sol. Festa é festa e a primeira Sunset Wine Party deste verão do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, na última quinta, 21 de julho, prometia ser isso mesmo: uma festa. Diferente de outros sunset que andam por aí na moda. Com direito a comida, bebida, música e, o melhor, um cenário que tem apaixonado muitos dos que têm pernoitado neste hotel.
Em apenas uma semana venderam-se 600 bilhetes – o limite é de 700 pessoas porque, como gosta de sublinhar o sueco Jan-Erik Ringertz, diretor geral do hotel, “o espaço é grande mas não é ilimitado”. Em cada verão – este é o terceiro –, as Sunset Wine Parties têm crescido, ocupando cada vez mais salas do quarto piso deste hotel de cinco estrelas. São nove, este ano. Cada uma serve vinhos de acordo com a comida presente em cada sala. Desde sushi a marisco, queijos a enchidos, saladas frias a presuntos, pratos quentes (como caril de gambas com arroz basmati, gaspacho com brunesa de vegetais, peixe galo com arroz caldoso com pimentos tricolores, entrecôte de boi assado com ervas) e dezenas de sobremesas.
Vinhos, selfies e massagens de mãos
Cá fora, no terraço – o lugar mais procurado por quase todos, especialmente quando o sol começa a pôr-se no casario do Porto e nas águas do rio Douro –, há caldo verde com chouriço e broa de milho, perna de porco bísaro no espeto e, até, um carrinho de gelados…. Ao som da eletrónica do dj João Tenreiro, tiram-se selfies com o Porto como pano de fundo. Aqui e ali, dança-se, discretamente. Nem o premiado Spa Vinothérapie Caudalie do The Yeatman falta à festa e há fila (de mulheres, claro) para as massagens de relaxamento de mãos com produtos à base de extratos de uva. “O toque na mão transporta uma mensagem de confiança”, diz-nos Adília Oliveira, diretora do Spa. E nós – que não experimentámos a massagem porque a fila era imensa – acreditamos que sim, só de olhar para a cara de júbilo das senhoras.
As Sunset Wine Parties do The Yeatman já fazem parte da agenda de verão. Há gente anónima, de todas as idades – especialmente de Braga, Guimarães e Porto –, que passa a noite a picar a comida preparada pelo chefe Estrela Michelin Ricardo Costa e os vinhos trazidos por 26 produtores nacionais (cada um leva duas ou três marcas) e selecionados por Beatriz Machado, a diretora de vinhos do hotel. Nunca se repetem nas três festas – há mais duas previstas para este verão, a 25 de agosto e 29 de setembro – e vão desde os espumantes aos Portos (estes últimos, sempre postos junto às sobremesas).
O ambiente é realmente de festa, e é isso que aqui importa. “Tenho provavelmente a melhor vista sobre o rio Douro. Até tenho benfiquistas que olham para o Porto e soltam um Uau!”, conta-nos, a sorrir, Jan-Erik Ringertz, satisfeito com a adesão desta iniciativa que é, afinal, “uma extensão dos jantares vínicos das quintas-feiras”. O hotel, do grupo The Fladgate Partnership, faz seis anos este mês de agosto, e a próxima Sunset Wine Party será, garantidamente, uma festa.
Sunset Wine Party > The Yeatman Hotel > R. do Choupelo, Vila Nova de Gaia > T. 22 0133100 > 25 ago, 29 set, qui 19h-01h > €65/pessoa; €60 (grupos mais de 8 pessoas) > reservas e venda em http://eventos.theyeatman.com