Prolongando a estação das Feiras do Livro, que animaram o país de norte a Sul, a Festa do Livro da Amadora tem a sua 9.ª edição nos dias 13, 14 e 15, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora.
Além de conversas, espetáculos, oficinas e um jantar literário, o encontro integra ainda as comemorações do 45.º aniversário da Amadora a concelho, o primeiro criado depois do 25 de Abril.
A festa arranca a 13, às 18 e 30, com uma conversa com Ana Markl e Hélder Gomes, seguida de um debate sobre “Criatividade e Humor em Tempos de Censura”, com Rui Cardoso Martins, Rita Taborda Duarte e Sara Figueiredo Costa. À noite, a partir das 20 e 30, o espetáculo “Sinfonia da Natureza” de Miguel Berkemeier.
A 14, o dia começa com a cerimónia de Entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves, às 11 e 30, com duas mesas com escritores à tarde: “Literatura Jovem Adulto”, com Daniela Rebocho, Diogo Simões e Raquel Almeida, às 16; e “Literatura e Redes Sociais”, com Bruno Leão, Filipa Fonseca Silva e Rita da Nova, às 17.
No último dia, 15, um debate sobre Banda Desenhada, com Filipa Beleza, Joana Afonso e Sandy Gageiro, às 16, e outro sobre Literatura Lusófona Atual, com Rafael Gallo, Tatiana Salem Levy e Luís Ricardo Duarte, às 17.
Entretanto, a Feira do Livro do Porto, uma iniciativa da câmara municipal, prolonga-se até ao próximo domingo, 8, nos jardins do Palácio de Cristal, com uma intensa programação cultural.
Poeta homenageado este ano, Eugénio de Andrade será ainda lembrado nas Quintas de Leitura, a 5, às 22, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, com a participação de Pedro Mexia, Ana Zanatti, António Durães, Francisca Bartiotti e Emília Pimentel, entre outros.
Nas conversas entre escritores e artistas, também na biblioteca, destaque para “Descobrir Terreno”, com José Luís Peixoto, Marta Pais Oliveira e Daniela Dias Carvalho, a 6, às 17; “Rente ao Dizer”, com Teresa Lim, Mónica Garcez e Daniela Brito, a 7, às 15; ou “Sinédoque – Piano, Poesia e Outras Simbioses, com Ivo Canelas e João Vasco”, dia 8, às 15.
Nos concertos, refiram-se as participações no ciclo “É a Música, Este Romper do Escuro”, sempre às 19, na Concha Acústica, de Nunca Mates o Mandarim, a 4, Milhanas, a 5, Lina_, a 7, e Amélia Muge e Sopa de Pedra, a 8. Pelo Lago dos Cavalinhos passam ainda, às 11, Novas Trovas do Cancioneiro do Porto, a 7, e Luís Ribeiro com “A Invenção da Ficção”, a 8.
Em Lisboa, regressa também a Festa do Livro de Belém, promovida pela Presidência da República, e a APEL, de 5 a 8, nos Jardins do Palácio de Belém, em Lisboa. Participam 68 editores e livreiros, em 122 bancas, representando 227 marcas editoriais.