A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai delinear um projeto-piloto para a integração de consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários, que será apresentado ao Ministério da Saúde “o mais breve possível”.
A informação foi divulgada pela OMD, na sequência do anúncio feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde de pretender integrar médicos dentistas em centros de saúde e unidades de saúde familiar.
Para esta iniciativa, que a OMD “saúda”, está prevista a assinatura de um memorando de acordo entre a ordem profissional e a tutela até ao final do mês de janeiro.
O projeto-piloto deverá elencar e avaliar regiões preferenciais, carteira de tratamentos básicos, cedência de instalações, fornecimentos de equipamentos e mecanismos de controlo, esclareceu a OMD em comunicado.
Orlando Monteiro da Silva, bastonário da ordem, lembra que há muito que a Ordem denuncia a ausência de cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O bastonário mostra-se satisfeito com a continuação do Programa Nacional de Saúde Oral, conhecido como “cheque-dentista”, um “programa com resultados efetivos muito positivos, sobretudo entre as crianças” e populações mais carenciadas, mas que “é necessário alargar para dar resposta a toda a população”.