São precisos 150 quilos de feijão encarnado, 125 quilos de entrecosto e chouriço, 200 quilos de couve, 125 litros de azeite e 25 quilos de sal grosso. A pedra, essa, não se sabe qual será o tamanho.
A campanha internacional contra o desperdício alimentar Feeding The 5000 (Alimentar 5000) chega a Portugal no domingo, dia 7, depois de percorrer várias cidades europeias.
No Jardim da Amnistia Internacional, em Campolide (Lisboa), será cozinhada a maior sopa da pedra do mundo com a ajuda de vários chefs portugueses, que vão precisar de cerca de 2200 quilos de ingredientes para conseguirem alimentar 5 mil pessoas.
A iniciativa pretende alertar a comunidade para o problema do desperdício alimentar: cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo não são consumidos.
Por isso mesmo, a refeição será preparada com ingredientes considerados “não conformes”, ou seja, que não cumprem as normas essenciais para que sejam postos à venda, como o tamanho estipulado ou a aparência ideal.
O dia será recheado de animação, incluindo uma demonstração de show cooking, uma conferência sobre o desperdício alimentar e vários concertos. Vão subir ao palco os artistas Camané, João Gil e Luís Represas, Fernando Cunha,António Zambujo e Rui Veloso.
O evento resulta de uma parceria entre o Movimento Zero Desperdício, ReFood e a Federação de Bancos Alimentares, com o apoio da organização internacional Feeding 5K, do programa FUSIONS financiado pela União Europeia e da campanha Think.Eat.Save do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP).
Os interessados em colaborarem na organização da maior sopa da pedra do mundo podem inscrever-se através do email vol.feed5k@gmail.com.
Mais informações
aqui .