“Depois de quase 100 anos no planeta, agora entendo que o lugar mais importante na Terra não é a terra, mas o mar”, constata David Attenborough no início do documentário Oceano, cujo foco está na imensidão escura que existe abaixo da linha de água. O naturalista britânico orienta-nos, primeiro, para o alto-mar, aquele que não é de nenhuma nação, mas compartilhado por todas. Imagens belas de bailados de cardumes acompanham tubarões e atuns que viajam à boleia de correntes específicas, trazendo comida ao de cima devido à protuberância das montanhas submarinas, cerca de 40 mil espalhadas pelos fundos oceânicos.

Seguem-se os mares costeiros rasos, propriedade do território mais próximo, de onde vem o que comemos, em que a luz do sol é a fonte de alimentação dos animais. Ficamos a conhecer a kelp (macrocystis pyrifera), a alga gigante que chega a alcançar os 45 metros. É o ser vivo mais alto do oceano, originando uma verdadeira comunidade submersa de arranha-céus. As selvas oceânicas e prados, ao absorverem a mesma quantidade de carbono que a área de floresta tropical da Terra, podem ajudar o Homem a travar o progresso das alterações climáticas.
O fitoplâncton, que vem do fundo do mar para a superfície, absorve dióxido de carbono, removendo um terço das emissões de carbono, e pode ser um grande aliado ao produzir mais oxigénio do que todas as árvores plantadas na terra juntas. É a mais importante fonte de alimento sob as ondas.

São impactantes as imagens das redes de pesca de arrasto a varrerem as profundezas dos mares, por vezes à procura de uma só espécie de peixe, descartando tudo o resto. É a forma mais dispendiosa de pesca, ao mesmo tempo, também, a que gera maior quantidade de desperdício.
As embarcações industriais pescam em todo o mundo. Ao largo da Antártida, os pinguins são pontos minúsculos perante os grandes barcos que lhes estão a roubar o krill, o crustáceo vermelho que faz parte do zooplâncton, essencial na cadeia alimentar marinha. Já nem os lugares mais remotos da Terra estão a salvo.
Oceano com David Attenborough > Estreia 8 jun, dom Disney+, 14 jun, sáb National Geographic > 95 min