São 11 os episódios da série Herdeiros de Saramago, tantos quantos os escritores galardoados com o prémio literário que leva o nome do único Nobel da Literatura portuguesa. O primeiro foi, em 1999, Paulo José Miranda (com o romance Natureza Morta), que será o tema do episódio inaugural, a emitir nesta segunda-feira, 16, na RTP 1, às 22h30. Em cada noite, podem ver-se dois documentários (com a duração de 25 minutos), por isso já nesta segunda chega também a vez de José Luís Peixoto.
A série ficará disponível na íntegra, a partir de 16 novembro, na RTP Play
O Prémio Saramago destaca, de dois em dois anos, uma obra de um jovem escritor de língua portuguesa. A equipa deste Herdeiros de Saramago foi até ao Brasil, para os programas dedicados a Adriana Lisboa (Rio de Janeiro) Julián Fucks e a Andréa del Fuego (ambos em São Paulo), e a Angola, para o episódio centrado em Ondjaki. O mais recente vencedor foi Afonso Reis Cabral, com Pão de Açúcar, em 2019.
A autoria do projeto, guião e entrevistas é de Carlos Vaz Marques, a realização de Graça Castanheira e a produção tem a marca da Midas Filmes. Alguns dos episódios já foram vistos em sessões especiais nos festivais IndieLisboa e Curtas Vila do Conde.
Herdeiros de Saramago > Estreia 16 nov, seg 22h30 > RTP1 > Emissão seg 22h30