“Bem-vindos ao paraíso”, assim nos recebia João Califórnia, um dos instrutores do Feel Viana, nos últimos dias de novembro no renovado centro náutico Club North, em pleno areal, para onde tínhamos seguido logo após o check-in. Numa casa de madeira, há fatos de neoprene e pranchas de vários tamanhos e feitios para as aulas individuais ou em grupo de surf, stand up paddle, wing foiling, kitesurf e windsurf (a temporada vai de abril a outubro, quando o vento varia entre os 16 e os 35 nós). Sim, se há sítios onde a nortada se faz sentir, este é um deles.
O Feel Viana Sport Hotel nasceu há oito anos exatamente por causa desse vento forte do Norte que sopra entre Afife e Viana do Castelo – e que aqui trazia desde muito jovem José Sampaio, um dos empreendedores do hotel, para a prática de kitesurf e windsurf. Desde então, entre o pinhal, o rio Lima e a Praia do Cabedelo, aquele que foi o primeiro sport hotel do País foi aumentando a oferta tanto de modalidades desportivas como de experiências na Natureza e de bem-estar.
O edifício, construído em madeira pelo arquiteto Carlos Castanheira, tem 46 quartos e nove bungalows. Está decorado com peças que contam as tradições de Viana – cabeçudos feitos em pasta de papel na sala de estar, almofadas bordadas nos quartos e folhas de palmeira esculpidas por Iva Viana à entrada do spa com piscina aquecida. Dentro de portas, há aulas de ioga e Pilates, ginásio e massagens de relaxamento. Os mais afoitos contam com bicicletas elétricas de montanha (oficina incluída) e vários percursos que podem ir até Moledo.
Para os dias em que não há vento, o Feel Viana tem um wake park disponível na margem esquerda do rio Lima, onde podemos aventurar-nos no cable wakeboard, no e-foil ou num passeio de stand up paddle. Por aqui, o lema é exercitar o corpo e a mente.
Do forno a lenha para a mesa
No Feel Viana, com vista para o pinhal, o Restaurante e a Taberna (esta última, numa sala com mesas corridas, ideal para grupos) têm vindo a conquistar os comensais através de uma carta para todas as horas do dia. Do forno a lenha, à vista dos clientes, saem pizzas e flatbreads com várias combinações de ingredientes (queijo, crème fraîche, abóbora, cogumelos, presunto ibérico…), para partilhar como entrada ou refeição principal. Os arrozes (risotto de abóbora hokkaido ou arroz marinheiro com peixes da estação), as massas (salmão marinado, cogumelos ou camarão), o polvo grelhado com batata a murro ou o bife ancho rivalizam com opções mais saudáveis como saladas e poke bowls de atum, rosbife ou salmão. A qualquer hora, saem taças de açaí com banana, morango e granola.
Feel Viana Sport Hotel > R. Brás de Abreu Soares, 222, Praia do Cabedelo, Viana do Castelo > T. 258 330 330, 96 676 7567 > a partir de €165 (quartos), €210 (bungalows)