O objetivo era evitar quartos de hotel todos iguais e criar uma identidade distinta para cada um dos 19 apartamentos turísticos dos Design Palácio Flats, que se aproximasse da ideia de casa fora de casa. Esse foi o ponto de partida do projeto de reabilitação do Palácio dos Condes de Azevedo, um edifício em estilo neoclássico construído entre os séculos XVII e XVIII, na zona da Batalha, no Porto, rodeado pela Sé, pela muralha fernandina e pelo Teatro Nacional São João.
Havia a preocupação de manter a traça original, sobretudo dos exteriores, já que os interiores se encontravam algo descaracterizados, depois do prédio ter sido comprado pelo Estado em 1887 e albergado vários serviços públicos. Preservou-se a escadaria imponente em granito, as namoradeiras de janela e um ou outro pormenor. “O prédio estava em mau estado quando o adquirimos, mas fez-se um restauro de muita qualidade”, nota Rita Corrêa Figueira, responsável pela gestão, entregue à empresa StayinBest.
O arquiteto Nuno Pinto Cardoso, do gabinete Mínima Línea, recorreu a um método construtivo inovador, em madeira, que permitiu transformar as áreas sem sobrecarregar a estrutura do edifício histórico, garantindo um bom isolamento. Ao mesmo tempo, criaram-se soluções esteticamente interessantes e discretas, como tetos de vigas e janelas basculantes eletrónicas, a inundar os espaços de luz. A decoração segue o mesmo tom, combinando peças retro com móveis modernos e versáteis (transformam-se, por exemplo, sofás em beliches e mesas baixas em mesas de jantar).
Os Design Palácio Flats, classificados com quatro estrelas, distinguem-se do alojamento local pelo facto de terem um leque de serviços extra, como receção aberta 24 horas por dia, segurança noturna, lavandaria, baby sitting, estacionamento próprio e pequeno-almoço levado à porta, se os hóspedes assim o desejarem. A maioria dos apartamentos (cinco estúdios, nove T1 e cinco T2) são duplex, com áreas bastante generosas, podendo chegar aos 180 metros quadrados e albergar um máximo de sete pessoas. “São uma solução simpática para famílias”, sublinha Rita Corrêa Figueira.
Todos têm cozinha completamente equipada, permitindo uma maior autonomia. Para quem não queira cozinhar, não faltam opções nas redondezas, estando também prevista a criação, daqui a uns meses, de um café/restaurante no edifício, aproveitando a dinâmica crescente da Batalha.
Design Palácio Flats > R. Saraiva de Carvalho, 61-65, Porto > T. 93 480 4080 > €125 (estúdio) a €185 (T2)