
Max La Manna nasceu nos EUA e vive atualmente em Inglaterra. Com mais de um milhão de seguidores no Tik Tok e no Instagram, agita as redes sociais com vídeos de receitas simples e de baixo desperdício, à base de vegetais.
Durante um ano, o chefe autodidata perguntou aos seus seguidores quais os alimentos que mais desperdiçavam na cozinha. A partir das suas respostas, chegou a uma lista de 30 ingredientes.
No livro Tu Consegues Cozinhar Isto! (Casa das Letras, 288 págs., €23,90), sugere mais de 130 receitas vegetarianas simples e fáceis de fazer para todas as horas do dia, com o mínimo de ingredientes para evitar o desperdício alimentar e aproveitando também as sobras que vamos guardando no frigorífico.
As receitas estão organizadas por ingredientes, de forma a facilitar a consulta e encontrar uma sugestão para utilizar aquele resto de salada, um pão esquecido ou os caules dos bróculos. As três sugestões que publicamos são perfeitas para os dias de calor.
1. Salada de tomate, creme de tofu e pão ralado com alho
Ingredientes
1 kg de tomate misto, de preferência antigo
2 fatias de pão de massa lêveda (pão duro é melhor)
2 c. de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
40 g de alcaparras
Raspa de 1 limão
1 c. de sopa de salsa fresca picada grosseiramente
Sal
30 g de parmesão, para servir
Creme de tofu
240 g de tofu sedoso
3 c. de sopa de levedura nutricional
1 c. de sopa de pasta de miso
Sumo de 1 limão
Pimenta-preta
Preparação
1. Corte o tomate às rodelas e coloque ‑as num prato grande. Tempere com sal.
2. Num processador de alimentos, triture o pão em migalhas. Aqueça uma frigideira grande em lume médio e frite a seco o pão ralado durante 2 minutos para remover qualquer humidade. Adicione o azeite e mexa para revestir as migalhas de pão. Adicione o alho e as alcaparras, frite cerca de 2 minutos até dourar, depois transfira para uma tigela. Tempere com sal e misture a raspa de limão e a salsa.
3. Num processador de alimentos, misture os ingredientes para o creme de tofu com o sumo de limão, até obter uma mistura homogénea e ligeiramente grossa. Tempere com sal e pimenta-preta.
4. Espalhe o tofu batido numa travessa grande, disponha o tomate por cima e polvilhe com parmesão ralado e o pão ralado com alho, ervas e limão.
2. Tarte soleil de feta com verduras

Ingredientes
280 g de folhas verdes mistas, cortadas grosseiramente (espinafres, couve‑lombarda, rúcula, alface, pak choi)
2 c. de sopa de endro fresco picado
2 c. de sopa de hortelã fresca picada
3 cebolinhas, em rodelas fininhas
Raspa de 1 limão
60 g feta, esfarelado
30 g de nozes, picadas grosseiramente
2 dentes de alho, ralados
2 placas de massa folhada
Farinha simples, para polvilhar
2 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de leite
Sal e pimenta preta
Preparação
1. Numa tigela grande, misture as folhas verdes, ervas, cebolinhas, a raspa de limão, feta, nozes, alho, uma pitada de sal e ¼ colher de chá de pimenta-preta e mexa bem para combinar até obter uma pasta grossa que se possa barrar. Reserve.
2. Coloque uma das placas de massa numa superfície de trabalho enfarinhada e polvilhe levemente com farinha de ambos os lados para evitar que se pegue. Se necessário, estenda‑a com o rolo da massa, mas não a deixe muito fina. Coloque um prato, com cerca de 22 cm de diâmetro, em cima da massa e use uma faca para cortá‑la. Coloque o círculo de massa num tabuleiro, cubra com um pano de cozinha lavado e seco e repita com a segunda placa de massa. Leve ‑as ao frigorífico cerca de 10 minutos.
3. Coloque o recheio num dos círculos de massa, deixando uma margem de 1 cm a toda a volta. Misture o azeite e o leite e pincele a margem da massa. Cubra com o segundo círculo de massa e use os dedos para pressionar suavemente e selar as duas peças.
4. Agora vai criar a parte soleil da sua tarte! Pressione um copo (cerca de 5 cm de diâmetro) no meio da massa. Com uma faca grande e afiada, corte a massa em quartos – mas pare na marca que o copo fez ao centro. Em seguida, corte cada quarto em quartos, de modo a fazer 16 “raios de sol”. Leve ao frigorífico por 10 ‑15 minutos.
5. Levante suavemente um “raio de sol” e torça‑o 3 vezes. Repita em redor do seu sol. Leve de novo ao frigorífico durante 10 ‑15 minutos.
6. Entretanto, pré‑aqueça o forno a 200 °C/180 °C ventilador/gás 6.
7. Pincele a massa com o resto da mistura de azeite e leite, polvilhe com sal e pimenta-preta e leve ao forno cerca de 35 minutos, até que a massa fique dourada. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
3. Iogurte gelado de amora com biscoitos de manteiga

Ingredientes
400 g de amoras
400 g de iogurte
200 g de leite condensado adoçado
50 g de xarope de ácer
2 c. de chá de extrato de baunilha
200 ml de natas com 50% gordura
Raspa e sumo de 1 limão
150 g de bolachas ou biscoitos de manteiga, esmagados levados ao frigorífico
4 c. de sopa de morangos ou framboesas liofilizados
Preparação
1. Num processador de alimentos, misture metade das amoras com o iogurte, o leite condensado, o xarope de ácer e o extrato de baunilha até obter uma textura suave e cremosa.
2. Deite as natas e o sumo de limão numa tigela grande e, com uma batedeira de mão, bata levemente cerca
de 5 minutos, até terem aumentado de tamanho e borbulharem. Junte a mistura de amora e a raspa de limão e misture bem. Deite num recipiente de ir ao congelador e cubra com tampa ou película aderente. Congele por uma hora.
3. Retire do congelador e bata com a vara de arames até obter uma mistura homogénea. Envolva o resto das amoras e os biscoitos de manteiga congeladas. Espalhe a fruta liofilizada por cima e cubra. Leve ao congelador por mais uma hora, ou durante a noite.
4. Retire do congelador para amolecer um pouco antes de servir. Passe uma colher de gelado ou uma colher grande sob água quente, limpe e sirva.