
Mário João
Em Portugal, de há uns anos para cá, nascem restaurantes como cogumelos e, tal como estes, uns proporcionam boas iguarias, outros são de evitar. Muitos reclamam-se de cozinha contemporânea “com base” ou, pelo menos, “inspiração” portuguesa, mas, não raro, em vez de a sublimar, deturpam e aviltam o que tem de melhor: produtos e sabores. Cada vez mais apetece voltar aos restaurantes tradicionais, onde as matérias-primas têm qualidade e a frescura que a culinária sabe respeitar, resultando em pratos com sabores genuínos e únicos. É o caso do Entráguas, na saída de Cascais para o Guincho, sobre a marginal, diante do mar. É um pavilhão em madeira, ferro e vidro, com três salas contíguas: a primeira com a montra de pescado, à entrada, e a lareira, ao fundo; as outras duas abertas para o mar e cheias de luz natural.

Mário João
A ementa baseia-se em peixes e mariscos de grande qualidade e frescura, virtudes que a culinária sublinha em preparações aparentemente simples, mas muito cuidadas, preservando as texturas mais delicadas e os sabores naturais. É assim nas entradas, por exemplo, com as amêijoas à Bulhão Pato, os mexilhões à belga, o casco de sapateira e as ostras ao natural. E também nos pratos principais, com o peixe no sal ou no pão, a cataplana de marisco (lagosta, gambas, mexilhões e lulas), a paelha (carne e mariscos), os filetes de cherne com arroz de alho (polme fino e dourado a envolver a carne branca, firme e saborosa do peixe), a parrilhada de marisco (gamba-tigre, gamba, lagosta, carabineiro e mexilhão), todos emblemáticos.
O simples peixe grelhado – do choco com batata a murro ao salmonete com batata torneada, cenoura e feijão-verde cozidos, entre outros – e a lagosta Thermidor ou suada à moda de Peniche merecem igual aplauso. Mais reduzido, o capítulo das carnes é rico em bifes com diferentes molhos, a que se juntam os lombinhos e as costeletas de borrego e o Chateaubriand, entre outros. Muito boa doçaria, sejam clássicos da casa, como as nuvens (tipo farófia que vai ao forno com molho de gema de ovo), sejam recentes como o crocante de chocolate e a tarte de limão. Boa garrafeira com interessante disponibilidade de vinhos a copo. Serviço eficiente e simpático.
Entráguas > Av. Diana Spencer 275, Guia, Cascais > T. 21 484 3258 > ter-dom 12h30-15h30, 19h-22h30 > €40 (preço médio)