O Parlamento Europeu aprovou um conjunto de medidas que irá passar uma verdadeira “certidão de óbito” aos carros com motor de combustão interna. A proposta pretende acabar, em 2035, com a venda de veículos que emitam CO2 para a atmosfera. Uma lei controversa, que ainda terá de ser aprovada pelo Conselho Europeu, e que começou já a levantar muitas dúvidas, entre os cidadãos europeus, sobre a decisão de comprar ou não um carro com um motor tradicional. Para perceber que medidas são estas, e qual o impacto que terão no dia a dia das pessoas, elaborámos um conjunto de 15 perguntas e respostas para explicar todas as alterações que irão acontecer a partir dessa data.
Que decisão foi tomada pelo Parlamento Europeu?
Foi aprovado um conjunto de normas que irá proibir a venda de carros com motores poluentes.
Foi uma decisão unânime?
Não. Bem pelo contrário. Contou com 340 votos favoráveis, 279 contra e 21 abstenções.
Que carros deixam de poder ser vendidos?
Todos os que estão equipados com motores que emitem CO2 para a atmosfera, como é o caso do gasóleo, da gasolina ou do GPL.
Esta lei abrange também os veículos híbridos plug-in?
Sim. Apesar de terem um motor elétrico, são também movidos a combustíveis fósseis.
Apenas poderão ser vendidos carros com motor elétrico?
Na sua maioria, sim, pois esta é a tecnologia com emissões zero mais evoluída. No entanto, começam a surgir outras possibilidades como o hidrogénio ou os combustíveis sintéticos. Qualquer uma será aceitável, desde que não emita CO2 para a atmosfera.
Esta decisão é final?
Ainda não. Para se tornar uma lei oficial da União Europeia ainda terá de passar por um conjunto de procedimentos. No entanto, serão meros processos burocráticos, que não deverão impedir a sua aplicação, como a aprovação do Conselho Europeu e a publicação no Jornal Oficial da União Europeia.
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Quando é que a lei entra em vigor?
Em 2035.
Com base nesta lei, a partir de 2035 não posso vender um carro, com motor a combustão, em segunda mão?
Pode, mas os preços tenderão a desvalorizar e a manutenção de um veículo com estas características ficará cada vez mais cara.
E já há um prazo estipulado para proibir a circulação de carros com motor a combustão?
Não, mas a União Europeia pretende atingir as emissões zero no setor dos transportes até 2050, o que pode querer dizer que, a partir desse ano, poderão proibir a circulação de automóveis com motores poluentes.
Esta é uma decisão exclusiva da União Europeia?
É talvez a proposta mais vasta em termos de território, pois existem alguns estados que estão a seguir um caminho idêntico. Nos EUA, por exemplo, foi aprovada uma lei semelhante na Califórnia que pretende banir as vendas de veículos com motor a combustão em 2035. Depois desta decisão, outros 15 estados avançaram para soluções idênticas. O mesmo está a acontecer na Austrália. Após o Território da Capital Australiana ter aprovado a lei que acaba com a venda destes carros, também em 2035, outros estados do país começaram a tomar providências para seguir o mesmo exemplo.
Esta lei é aplicada apenas ao setor automóvel?
Sim, mas insere-se num programa mais vasto, o chamado Fit for 55, no âmbito do qual a União Europeia tem por objetivo reduzir as emissões de carbono em 55% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2050.
O programa
Fit for 55 quer
reduzir as emissões
de carbono na UE
em 55% até 2030
e atingir a
neutralidade
carbónica em 2050
Existem postos de carregamento suficientes para “abastecer” todo o parque automóvel europeu?
Após esta lei, a União Europeia quer avançar com uma nova legislação que irá obrigar à instalação de, pelo menos, 65 milhões de postos de carregamento de baterias, até 2035, em toda a comunidade. Atualmente existe um grande investimento por parte de operadores privados, que estão a montar novos e cada vez mais rápidos carregadores de baterias. A grande maioria dos construtores de automóveis está a desenvolver novas baterias que permitem autonomias superiores a 600 quilómetros. Esta eficiência energética irá fazer com que não seja necessário recorrer tantas vezes ao posto de carregamento.
Os carros elétricos ainda são muito caros para o comum dos cidadãos. Com esta lei, será mais difícil comprar automóvel no futuro?
Esse é um dos temas mais controversos desta decisão. A chamada “democratização” dos veículos elétricos, ou seja, torná-los mais acessíveis em termos de preço é um dos principais problemas para o sucesso desta lei. As baterias ainda são muito caras – alguns casos representam um terço do preço final do automóvel –, e a escassez de microprocessadores e a reduzida capacidade de produção de carros elétricos tem mantido os preços a um nível elevado.
O que irá acontecer com os resíduos originados pelas baterias?
Essa questão também será abrangida por uma nova legislação, que pretende garantir que todo o processo de produção das baterias é neutro em carbono, sem efeitos adversos no meio ambiente e que as baterias serão totalmente recicladas no fim da sua vida útil.
Poderei continuar a conduzir um veículo com motor de combustão interna a partir de 2035?
Sim. A legislação aprovada pelo Parlamento Europeu proíbe a venda de carros novos com motor de combustão interna, mas não a circulação destes veículos. Imagine o seguinte cenário: uma pessoa que compre um carro a gasolina no final de 2034 pode continuar a circular com ele até ao final de vida do veículo.
No entanto, isto não significa que possa ir para todo o lado, pois muitas cidades europeias vão limitar a circulação de carros mais poluentes já em 2025. Por exemplo, Paris, Madrid e Atenas querem proibir a entrada de carros com motor a gasóleo já a partir dessa data.