Dias 6, 7 e 8 de Setembro, na Amora, Seixal, volta a erguer-se a festa de Abril, a Festa do Avante!. Ponto de encontro da juventude, onde estão presentes a música, a dança, a cultura, o desporto, a animação e alegria que tanta falta nos fazem, mas também as suas aspirações, preocupações, problemas, lutas e soluções.
A Festa do Avante! é esse espaço de luta, de debate, e de proposta no qual confirmamos que é possível outro caminho, um mundo novo, e ganhamos força e ânimo para as muitas lutas que temos para fazer frente à contradição entre as dificuldades da maioria e os lucros extraordinários de uns poucos, entre a negação dos direitos e sonhos da juventude e a opção do Governo PSD-CDS em favorecer os grandes grupos económicos.
Lutas pela resolução dos problemas mais imediatos e concretos, como a falta de investimento na escola pública, os entraves socioeconómicos no ensino superior, os baixos salários, a precariedade e os preços da habitação e para os quais a JCP e o PCP comportam soluções.
Mas também a luta pelo mundo novo, uma nova sociedade, o socialismo no qual dimensões como o desporto, a cultura e a própria emancipação da juventude são direitos inalienáveis.
As lutas e os sonhos dos mais jovens têm espaço privilegiado na festa: a Cidade da Juventude, espaço construído e dinamizado pela JCP, que este ano dá especial expressão ao combate a todas as formas de discriminações e pelo direito de cada um ser quem é.
É também um lugar para descansar depois de um concerto no Palco 25 de Abril e recuperar energias para o espectáculo seguinte no Palco Paz ou no 1º de Maio. É ponto de encontro antes de um roteiro pela Festa e o local a ir para tomar as melhores refeições vegetarianas. E para juntar amigos em torno do torneio da sueca e no fim desfrutar dos DJ sets de final da tarde e noite fora.
No ano em que comemoramos os 50 anos da Revolução de Abril é na Festa que, em Setembro, celebramos Abril, uma homenagem viva ao projecto transformador da Revolução e também reforçamos a nossa solidariedade com a luta de todos os povos do mundo pela paz, e onde exigiremos o fim do massacre, o fim do genocídio do povo Palestiniano, com um cessar fogo imediato e a constituição do Estado da Palestina.
Todos são bem-vindos à Festa e aqueles que depois, de conhecerem a terra dos sonhos, a Festa do Avante!, de ouvirem falar das lutas que de Norte a Sul e Ilhas, nos cinco continentes, os trabalhadores e o povos travam pelo efectivar de um mundo mais justo, Festa do Avante!, quiserem transformar o sonho em vida, venham à Cidade da Juventude e adiram à JCP, pois está nas nossas mãos o mundo novo.
OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR
+ Todos diferentes, sonhos iguais. Juntos avançamos!
+ Semear em março para colher Abril
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a VISÃO nem espelham o seu posicionamento editorial.