Após um ano de trabalho de preparação, com dezenas de técnicos, especialistas e eurodeputados, o Parlamento Europeu decidiu aprovar o investimento de 120 milhões de euros para que haja pontos de acesso Wi-Fi em espaços públicos por toda a Europa. O projeto foi apresentado em 2016 e coordenado por Carlos Zorrinho. O acordo, conhecido por WiFi4EU, prevê a chegada de acesso à Internet sem fios em 6000 a 8000 comunidades. «Todos os europeus devem ter acesso a uma conexão Wi-Fi de elevada qualidade, independentemente de onde morem ou de quanto ganham. Estes subsídios vão ajudar as comunidades locais a investir em infraestruturas de ponta para assegurar as ligações em locais públicos na Europa», diz Carlos Zorrinho, citado em comunicado de imprensa.
Os munícipios e associações interessados em beneficiar destes apoios podem candidatar-se desde já, uma vez que as verbas estão disponíveis e a tecnologia necessária está já preparada.
O projeto já tinha sido apresentado no ano passado e, em maio desde ano, foi possível um acordo entre a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu.