A campanha, para pedir aos governos que tomem medidas para assegurar o bem-estar dos “que se viram obrigados a fugir” de conflitos e perseguições, também visa combater a retórica contra os refugiados e as restrições aos pedidos de asilo impostas em alguns países.
“Encontramo-nos no meio de uma crise catastrófica que já afetou milhões de famílias inocentes e levou a que milhares tenham morrido tentando alcançar um lugar seguro. A solução é política, mas até lá aqueles que têm uma voz pública devem agir”, declarou num comunicado a embaixadora da ACNUR Cate Blanchett, a premiada atriz australiana que participa na campanha.
“Devemos pedir a todos os países que assumam a sua parte de responsabilidade e que assegurem aos refugiados proteção, um lugar para viver e uma oportunidade para ter uma vida produtiva”, adiantou.
A cantora de ópera Barbara Hendricks, a modelo Alek Wek, os cantores Bryan Adams e Juanes, os atores Scarlett Johansson, Helen Mirren, Benedict Cumberbatch e Patrick Stewart, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são outros dos famosos que apoiam a campanha.
O ACNUR apela à assinatura de uma petição a apresentar em setembro na cimeira extraordinária da ONU dedicada à crise dos refugiados e dos migrantes.