Kiara tinha apenas 14 dias de vida quando morreu devido a um infeção generalizada que, segundo os médicos, terá sido provocada por herpes através um beijo que alguém lhe deu.
Esta trágica história, que aconteceu no Reino Unido em agosto, levou agora os pais a fazerem um alerta para que todos os progenitores sejam cautelosos com os beijos que os seus filhos recebem.
“Nunca pensei que um beijo pudesse matá-la”, disse a mãe, Kelly Ineson, ao jornal Daily Mail.
Kiara nasceu saudável e, como todos os bebés, foi para casa. Aos dez dias de vida, os pais levaram-na a uma consulta de rotina e a perda de peso notada pela pediatra fez com que fosse logo para o hospital.
Os médicos levaram quatro dias a chegar a uma diagnóstico correto (herpes neonatal), durante esse tempo os rins de Kiara entraram em falência, desenvolveu sepsis (infeção generalizada) e foi posta em coma induzido. Não resistiu e morreu.
Os clínicos que trataram da bebé disseram que, provavelmente, contraiu o vírus através de um beijo. Para evitar outros casos, os pais, Kelly Ineson y Thomas Cummins, quiseram consciencializar a sociedade de que muita gente nem sabe que tem o vírus do herpes, já que só uma em três pessoas apresenta os sintomas.
Os pais disseram ao jornal inglês que sempre foram prudentes: “Não deixámos ninguém aproximar-se dela se víamos que estava adoentado ou que não tinha lavado as mãos.”
O vírus do herpes pode ser fatal para um recém-nascido, já que o seu sistema imunitário ainda não está totalmente desenvolvido.