“Não está a chover em Londres, em Kent ou em Sussex, mas nosso radar diz o contrário”, lê-se no tweet do Met Office do Reino Unido. A instituição partilhou as imagens do radar que mostravam as formigas sobrevooando a parte sudeste do país.
“O radar está na verdade a captar um enxame de #flyingants pelo sudeste. Durante o verão, as formigas voadaoras podem voar em massa, geralmente em dias quentes, húmidos e sem vento #flyingantday”.
O enxame ficou visível no radar durante cerca de duas horas. Neste dia, segundo as autoridades meteorológicas, o tempo estava “seco, quente e ensolarado” mas o que era visível no mapa era chuva, mesmo não havendo nuvens suficientes para causar este fenómeno.
Contudo, as partículas não pareciam gotas de chuva, eram mais longas, o que levou as autoridades a desconfiar que seriam insetos. O palpite foi confirmado quando os habitantes começaram a utilizar as hashtags #flyingants e #flyingantday, relatando os episódios.
Este fenómeno ocorre quando as jovens formigas-rainha, seguidas pelos machos, deixam seus ninhos para procriar e iniciar novas colónias. Apesar de serem um incómodo, esta espécie de formigas não são prejudiciais e, aliás, são boas para o meio ambiente, melhorando a fertilidade do solo e o seu arejamento para que este receba mais água, oxigénio e nutrientes.