A nova linha de elétricos da Ford focada no mercado europeu foi anunciada nesta segunda-feira e traz sete novos modelos, desde um Puma compacto, modelos de tamanho médio, desportivos e as carrinhas Transit e Tourneo. O objetivo da fabricante é trazer estes novos modelos até 2024 para o ‘velho continente’.
O novo crossover elétrico de tamanho médio vai ser o primeiro a ser produzido a partir da fábrica de Colónia, tem cinco lugares e uma autonomia até 500 quilómetros, estando prometido o início de produção para 2023, noticia o Engadget.
As versões elétricas das carrinhas Transit e Tourneo devem chegar ao mercado em 2023. Já o Puma, o desportivo crossover e as versões Courier da Ford Transit e da Ford Tourneo chegam no ano seguinte. A expansão inclui os modelos já comercializados atualmente – a carrinha E-Transit e o Mustang Mach-E –, aumentado assim para um total de nove modelos na linha elétrica nos próximos dois anos.
O objetivo da fabricante é vender 600 mil novos veículos completamente elétricos até 2026 na Europa. A fábrica alemã de Colónia representa um investimento de 1,8 mil milhões de euros e deverá produzir 1,2 milhões de carros nos próximos seis anos.
O plano completo da Ford prevê que todos os novos veículos de passageiros na Europa sejam elétricos até 2030 e eliminar completamente os veículos a combustão (gasolina e diesel) até 2035.