A fasquia está elevadíssima para o projeto de ficção nacional Pôr do Sol, uma sátira aos estereótipos das telenovelas. Mesmo quem não assistiu à estreia no verão passado – um fenómeno de audiências na RTP e RTP Play e, desde junho, na Netflix – poderá começar agora a ver e seguir a continuação da história, pois “a forma como está escrita e até realizada deixa a perceção do que aconteceu”, garante Rui Melo, cocriador e membro do elenco.
Passou um ano e as histórias partem de onde ficaram: nas palhas por baixo do cavalo Testículo, nasceu o novo membro dos Bourbon de Linhaça, filho de Matilde (Gabriela Barros) e de Lourenço (Diogo Amaral); a banda de garagem Jesus Quisto já dá concertos; Simão (Rui Melo) está num retiro espiritual em Espanha, num mosteiro dos monges “chop suey”; Madalena (Sofia Sá da Bandeira) está prestes a sair do hospital psiquiátrico.
A primeira reação dos mentores do projeto para uma segunda temporada, Henrique Dias (argumentista principal, com Roberto Pereira), Manuel Pureza (realizador), Rui Melo e Andreia Esteves (produtora), foi de preocupação. “É a síndrome do segundo álbum. O primeiro correu tão bem e agora como fazemos um segundo tão bom ou melhor?”, continua Rui Melo. “Modéstia à parte, acho que conseguimos. O público já entendeu o código da linguagem, não é preciso ir com pezinhos de lã. Isso permite não só à escrita como à realização arriscar mais, estando muito mais perto do que é uma série do que de uma novela clássica.”
Para os atores, esta segunda temporada foi como voltar a um campo de férias, recebendo também novos colegas, como Dalila Carmo, Diogo Morgado, Lourenço Ortigão, José Mata, Paulo Pires, Sandra Faleiro, Mafalda Marafusta ou Rita Salema, prontos a alinhar na paródia. Mas, entre o quarteto criativo, uma coisa é certa: “A comédia só pode ser comédia para quem a vê.” Para já, Rui Melo é perentório quanto a uma terceira temporada: “Está absolutamente fora de hipótese. Queremos fechar com chave de ouro.”
Pôr do Sol > RTP1 e RTP Play > Estreia 8 ago, seg 21h > Exibição seg-sex > 20 episódios