O castelo da vila alentejana do Alandroal será palco neste fim de semana, dias 25 e 26, da segunda edição do festival Soil to Soul, organizado pela equipa do movimento homónimo criado por Thomas Sterchi em Zurique (Suíça), em parceria com Câmara Municipal do Alandroal.
Com entrada gratuita e sob o mote Somos o que Comemos, ao longo de dois dias haverá conversas com vários especialistas que ali vão discutir temas como a agricultura regenerativa, a sustentabilidade e a importância dos solos.
O programa inclui ainda um mercado com a participação de produtores biológicos (Cogumelos do Alentejo, Freixo do Meio, Paisagindo Bio, Terramay e Montanheira), degustações, provas, atividades para os mais novos e concertos.
Paulo Amado, diretor da Edições do Gosto e do Congresso dos Cozinheiros e que dirige este festival em Portugal, explica que a ideia “é promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável, como base para um futuro mais sustentável. A produção agrícola saudável tem em atenção o solo, a planta, o alimento gerado e quem dele se alimente”.
Em várias bancas ao ar livre juntam-se os chefes de cozinha convidados, que ali vão estar a cozinhar diferentes petiscos confecionados com produtos locais. São eles: André Cruz (Feitoria, Lisboa), Angélica Salvador (IN Diferente, Porto), Annakaren Fuentes (O Pastus, Paço de Arcos, Oeiras), Bruno Caseiro (Cavalariça, Comporta, Évora, Lisboa), David Jesus (L’AND Vineyards, Montemor-o-Novo), Diogo Formiga (Encanto, Lisboa), Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora), George Mcleod e Lara Espírito Santo (Sem, Lisboa), Mauro Álison (A Pastorinha, Carcavelos), Patrícia Santos (Plantasia, Lisboa), Sandra Freitas (The Millstone Sourdough, Lisboa), Tomoe Hayase (Cavalariça, Comporta, Évora e Lisboa), Vítor Adão (Plano e Planto, Lisboa)
Tudo isto pode ser saboreado ao som dos concertos de Sílvio Rosado (sáb, 12h), Gizmo Varillas (sáb, 19h45) e Sean Riley & The Slowriders (dom, 16h). Em complemento, o festival sugere ainda a visita a um dos 15 restaurantes aderentes para provar o que melhor se faz nesta vila. Boa viagem e bom apetite.
Soil to Soul > Castelo de Alandroal > 25-26 mai, sáb-dom 11h-21h > grátis
Duas conversas a não perder
Produção Alimentar e Cozinha Elsa Lamy (Instituto para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora) vai abordar a dieta mediterrânica e a importância e a complexidade da saliva com Vítor Adão (chefe dos restaurantes Plano e Planto). 25 mai, sáb 16h
Identidade culinária Com Olga Cavaleiro (investigadora gastronómica), Alfredo Sendim (Herdade do Freixo do Meio) e André Cruz (chefe de cozinha do restaurante Feitoria). 26 mai, dom 14h45