ModaLisboa: Novo fôlego na 51ª edição da semana da moda lisboeta
Multiplex é o tema da 51ª edição da ModaLisboa. A partir desta quinta, 11, e até domingo, 14, vamos poder assistir a novas rubricas, mais desfiles, intervenções artísticas e, ainda, ao regresso de Alexandra Moura
Croquis do designer Opiar (Artur Dias), um dos dez selecionados para o concurso Sangue Novo
1. Multiplex Pavilhão Carlos Lopes, Estufa Fria, Museu Nacional de Arte Antiga e Lago do Botequim do Rei. É por aqui que as coleções primavera/verão 2019 vão desfilar nesta 51ª edição da ModaLisboa. Quatro dias preenchidos com conversas, exposições, intervenções artísticas e desfiles – mais de 30, divididos por várias plataformas. Entre as iniciativas abertas ao público, estão os desfiles da Workstation, na Estufa Fria, e da plataforma LAB, no Lago do Botequim do Rei, a loja Wonder Room e várias exposições.
2. O regresso de Alexandra Moura Heirloom, uma viagem à infância entre a cidade e a aldeia, dá nome à coleção que Alexandra Moura apresenta neste sábado, 13, às 18 horas, no Pavilhão Carlos Lopes. O desfile marca o seu regresso à passarela da capital, onde não se apresentava desde março de 2016, e celebra a parceria entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion.
3. Sangue Novo a correr Há novas regras no concurso Sangue Novo, agora dividido em duas fases. A primeira, nesta sexta, 12, com o desfile de dez designers portugueses e internacionais, entre os quais Opiar (Artur Dias), The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent), Archie Dickens e Federico Protto. Destes, o júri selecionará seis para a segunda fase, a decorrer em março de 2019, data em que se saberá o vencedor do concurso.
4. Workstation Aos fotógrafos convidados que produzem a habitual exposição de fotografia, desenvolvida ao longo dos quatro dias da ModaLisboa, juntam-se ilustradores. As imagens captadas por Andy Dyo, Frederico Santos e Pedro Leote, e os desenhos de Camila Gondo, Mafalda Fialho e Perky Mary vão estar expostos no exterior do Pavilhão Carlos Lopes.
5. Checkpoint A nova rubrica inclui as conferências Fast Talks, instalações, apresentações e sessões de networking. Destaque para a sessão Trend Union Presentation, para discutir tendências com Gert van de Keuken, diretor criativo do Estúdio Edelkoort (sáb, 13, 11h), e para o lançamento do livro This is Not A F*cking Street Style Book, do fotógrafo Adam Katz Sinding (sáb, 17h). Domingo, 14, às 16h30, debate-se A Música e a Sua Importância na Moda.
6. Showcase MODAPORTUGAL Entre sexta, 12, e domingo, 14, decorre o showcase MODAPORTUGAL, uma mostra em forma de instalação, na qual se conjuga moda, sustentabilidade, tecnologia, arte e design. A iniciativa, nas laterais do Pavilhão Carlos Lopes, de acesso livre, inclui propostas de novas marcas, assim como de designers que participam nesta edição da ModaLisboa.
7. A Wonder Room cresceu Na loja pop-up Wonder Room, no exterior do Pavilhão Carlos Lopes, faz-se compras em português. Nesta edição, a oferta cresceu e acrescenta propostas originais. É o caso dos têxteis moldados em lã, seda e outras fibras, que integram as esculturas e instalações de Ana Rita Albuquerque, das oficinas de artes decorativas da Fress – Fundação Ricardo Espírito Santo Silva – e da roupa feminina da Gilt Design, em materiais naturais e orgânicos.
ModaLisboa > Pavilhão Carlos Lopes > Av. Sidónio Pais, 16, Lisboa > 11-14 out, qui-dom