As comemorações do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de março no calendário, começam em Lisboa já esta quinta-feira, 17. Damos-lhe cinco sugestões na cidade para não deixar a data passar em branco
Feira do livro, recitais de poesias, performances, concertos, oficinas de literatura e mesas redondas durante os próximos cinco dias – é isso que propõem a Junta da Freguesia de Campo de Ourique, a Livraria Ler e a Casa Fernando Pessoa. Com curadoria de Ana Luísa Amaral, a Feira do Livro de Poesia acontece a partir desta quinta, 17, e prolonga-se até segunda, 21. A proposta é aproximar escritores, leitores, poetas e moradores para, juntos, comemorarem o Dia Mundial da Poesia. A abertura oficial está marcada para quinta, às 19h, no Jardim da Parada, com a presença do Ministro da Cultura, João Soares, e a participação da Universidade Sénior de Campo de Ourique e do Grupo Campo Vivo.
Jardim da Parada e Casa Fernando Pessoa > R. Coelho da Rocha 16, Lisboa > T. 21 391 3270 > 17-21 mar, qui 16h-20h, sex 12h-22h, sáb 10h-22h, dom 10h-20h, seg 12h-20H > grátis e €4
Dia Mundial da Poesia
Luís de Camões e William Shakespeare são os dois poetas em destaque na Maratona de Leitura inserida no Dia Mundial da Poesia do Centro Cultural de Belém, organizado em conjunto com o Plano Nacional da Leitura. Guilherme d’Oliveira Martins, Fernando Pinto do Amaral e Rita Redshoes serão alguns dos convidados nesta 9.ª edição, que acontece no sábado, 19. Da programação fazem parte oficinas, uma feira do livro, espaços de leituras e o lançamento de Dança das Palavras, antologia que reúne os versos dos vencedores do Concurso Faça lá um Poema, entre 2010 e 2016, dirigido a alunos do primeiro ciclo ao Ensino Secundário. Também a Casa da América Latina se juntará à festa, trazendo a Lisboa, com o CCB, o poeta colombiano Horácio Benavides. A Lisbon Poetry Orchestra apresenta um espetáculo, às 16h, a partir da obra Rosa do Mundo – 2001 Poemas para o Futuro, compilação de Manuel Hermínio Monteiro.
Centro Cultural de Belém > Pç. do Império, Lisboa > T. 21 361 2400 > 19 mar, sáb 14h-19h > grátis
Histórias Contadas em Poesias Inventadas
O Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional das Florestas assinalam-se ambos a 21 de março. Por isso, as Bibliotecas de Lisboa e a Estufa Fria de Lisboa unem-se, pelo terceiro ano consecutivo, para os celebrar. Com uma série de atividades para escolas, famílias e público em geral, a poesia e a natureza serão os temas das oficinas, leituras e jogos práticos que integram a programação durante a segunda-feira, 21, na Estufa Fria.
Estufa Fria > Pq. Eduardo VII, Lisboa > T. 21 388 2278 > 21 de mar, seg 14h-18h > grátis
Portugal Poético
Obras de quarenta poetas portugueses serão interpretadas por Nuno Miguel Henriques no espetáculo Portugal Poético, que também inclui um tributo ao ator e encenador João Villaret. Numa interpretação acompanhada de músicas, imagens e adereços, o artista reviverá poemas como A Procissão, Fado Falado e Rosa Araújo. O espetáculo irá depois em itinerância por várias cidades do país até ao final de 2017.
Teatro Villaret > Av. Fontes Pereira de Melo, 30A, Lisboa > T. 21 353 8586 > 21 mar, ter 21h30 > €13
Clube dos Poetas Vivos
Não é uma sessão dedicada ao Dia Mundial da Poesia, mas vale a pena marcar na agenda: a 29 de março, a poeta Raquel Nobre Guerra partilhará os seus poemas no Clube dos Poetas Vivos, a iniciativa que junta mensalmente autores portugueses e leitores no átrio do Teatro Nacional D. Maria II.
Teatro Nacional D. Maria II > Pç. D. Pedro IV, Lisboa > T. 21 325 0800 > 29 mar, ter 19h30 > grátis