
O chefe José Avillez, no restaurante Belcanto, em Lisboa, com duas estrelas Michelin
D.R.
O chefe português José Avillez recebeu esta segunda-feira, 5, a notícia de que venceu o prémio internacional Grand Prix de l’Art de la Cuisine, um dos mais prestigiados galardões de cozinha do mundo.
Soube-o enquanto regressava da Singularity University, na Califórnia, onde esteve em formação. Já em solo português, diz à VISÃO Se7e: “Sinto-me agradecido e honrado por esta distinção. O nosso objetivo tem sido promover a gastronomia portuguesa no mundo. Este prémio é, sem dúvida, um reconhecimento do caminho feito”, sublinha o chefe do Belcanto, medalhado com duas Estrelas Michelin.
A distinção da Academia Internacional da Gastronomia apanhou José Avillez desprevenido: “Não estava à espera e fiquei sensibilizado, pois é uma das distinções mais prestigiantes na área da gastronomia. A Academia saberá responder com mais exatidão mas, de acordo com o que me foi comunicado, premeia o trabalho feito, a técnica e a criatividade”.
O chefe português é ainda responsável pelos restaurantes Cantinho do Avillez (em Lisboa e no Porto), Pizzaria Lisboa, Café Lisboa e Mini Bar Teatro, no Chiado. “O nosso compromisso é o mesmo desde o começo: todos os dias tentamos ir mais além e damos o nosso melhor para promover a cozinha portuguesa no mundo. É uma honra receber este prémio que poderá dar ainda mais visibilidade à nossa gastronomia. Sinto-me muito agradecido à Academia e à extraordinária equipa que me acompanha com uma paixão e uma dedicação fora de série”, acrescenta.
As edições passado atribuído a reconhecidos cozinheiros como Joan Roca, Alain Ducasse, René Redzepi ou Alex Atala (confira a lista em baixo).
Edições anteriores do Grand Prix de l’Art de la Cuisine
2017 – Enrico Crippa, Ristorante Piazza Duomo, Alba, Itália
2016 – Yannick Alleno, restaurante Ledoyen, Paris
2015 – Benoît Violier, restaurante de l’Hotel de Ville, Crissier, Suiça e Alex Atala, Dom, São Paulo (Brasil)
2014 – Grant Achatz, restaurante Alinea, Chicago (USA)
2013 – René Redzepi, restaurante Noma, Copenhaga, Dinamarca
2012 – René Redzepi, restaurante Noma, Copenhaga, Dinamarca
2011 – Joan Roca, Espanha
2010 – Massimo Bottura, Itália