Abriu há dois meses num sítio bonito, calmo e descontraído com bar à entrada, que convida à conversa e à bebida; garrafeira moderna, elegante e muito bem organizada, tão sugestiva no plano estético como no informativo; três salas contíguas, amplas, com assentos confortáveis e mesas convenientemente distanciadas, cores neutras, luz indireta e suave (mas escassa, e é pena, porque os pratos merecem ser vistos com clareza e atenção), música de fundo. Bem localizado, a cem metros da rotunda do touro, com acesso e estacionamento fáceis, o restaurante Quinhentos & Cinco tornou-se, nestes dois meses, uma referência da cidade pela qualidade das instalações e da gastronomia, que tem assinatura de um dos mais reputados chefes de cozinha portugueses, Vítor Matos, e execução de outro que está em ascensão, Tiago Faria.
A ementa recupera pratos criados por Vítor Matos há oito, dez, 15 anos, de que as pessoas gostaram muito. Quem acompanhou o seu percurso, nomeadamente no Largo do Paço, onde ganhou uma Estrela Michelin, recorda-se de pratos com sabores harmoniosos, nítidos, precisos, uns mais criativos, como o tamboril envolto em toucinho fumado com arroz cremoso de ervilhas e sapateira, o lombo de bacalhau confitado com migas de couve da Póvoa, feijão manteiga e enchidos, as bochechas de porco preto com camarão e cevadinha com tomate seco, chouriço e cebolinhas, o lombo de novilho com molho de mostrada antiga, gratinado de batata e aipo e legumes salteados, outros mais tradicionais, como o arroz de polvo malandrinho com pimentos e coentros no tacho e a alcatra de vitela grelhada com molho tradicional, esparregado de grelos e batata salteada mediterrânica. Pode, agora, matar saudades e revisitar esse verão mais terra a terra da cozinha de Vítor Matos, baseada no produto e focada no sabor.
Além do couvert, que é sugestivo, a ementa inclui quatro entradas frias e três quentes, uma sopa de peixe e camarão, que é excelente, quatro risotos e pastas, três pratos de peixe, três de carne, quatro iguarias tradicionais e seis sobremesas, incluindo quatro doces imperdíveis, uma seleção de queijos nacionais e fruta laminada da época. De segunda a sexta-feira ao almoço há menu do dia com entrada, sopa, prato de peixe ou de carne, sobremesa, bebida e café por 11 euros. Excelente garrafeira com 230 referências e seleção criteriosa, a que falta mais oferta de vinho a copo. Serviço simpático e eficiente.
Quinhentos & Cinco > Av. Repatriamento dos Poveiros, 505, Póvoa de Varzim > T. 252 109 479 e 93 149 8947 > seg-sáb 12h-15h, 20h-23h > €30 (preço médio)