Entrar no Páteo Alfacinha, em Lisboa, aberto no início dos anos 80, é como fazer uma visita ao passado. Há uma barbearia com uma cadeira antiga, uma padaria onde se fazem fornadas de pães com chouriço e uma olaria ocupada por jovens artistas. Junta-se um salão nobre, um jardim de inverno e uma capela dedicada a Santo António Cansado. E há também dois restaurantes que abrem em diferentes alturas do ano e que mantêm o Páteo Alfacinha com “vida”.
Com o pretexto de conhecer a ementa da Mercearia, que irá funcionar enquanto o tempo estiver frio, sentámo-nos numa das suas mesas a provar os pratos confecionados pelo chefe de cozinha Pedro Moreira. Antes de apresentar as suas sugestões, há que espreitar uma diversidade de entradas que chegam num carrinho. Um só olhar não será suficiente para decorar todas as variedades ali apresentadas: paio do cachaço e do lombo, chouriço de porco com colorau, presunto de bolota, uma grande diversidade de queijos, entre eles, de Serpa, Nisa e de Azeitão. Em cima da mesa, há ainda azeitonas panadas e duas manteigas, uma com ervas e outra com chouriço de porco.
A ementa do restaurante, que funciona como uma mercearia também, divide-se em duas áreas. A dos petiscos, que inclui pica-pau de marisco, ovos rotos com chouriço de porco preto e cogumelo, pica-pau de marisco flambeado com Moscatel, os minipreguinhos de bochechas de porco preto aromatizados com vinagre de alecrim, entre outras opções. E a dos pratos principais, destacando-se a bochecha de porco preto confitada com cogumelos salteados e vinagre de alecrim e carré de borrego com castanhas caramelizadas com hidromel e bacalhau de asa branca com arroz de calasparra.
Antes de sair, espreite ainda as prateleiras da Mercearia, que se enchem com vinhos, azeites, vinagres e enchidos. E, por fim, vale a pena visitar as casas, que compõem o Páteo Alfacinha. Na primavera, fechará as portas para dar lugar ao restaurante Horta, que fica por baixo de uma vinha, uns metros à frente.
Páteo Alfacinha > R. do Guarda Jóias, 44, Lisboa > T. 21 364 2171, 91 118 8740 > ter-dom 12h-15h, sex-sáb 19h-22h