Teerão, 28 Mar (Lusa) – O treinador português José Peseiro estreou-se hoje oficialmente da melhor forma ao comando da Arábia Saudita, ao conquistar uma inédita vitória no Irão (2-1), em encontro da sexta jornada da quarta fase asiática de apuramento para o Mundial2010.
A formação comandada pelo ex-técnico do Sporting esteve em desvantagem, depois de um tento de Masoud Shojaei, aos 57 minutos, mas deu a volta ao resultado, com tentos de Naif Hazazi, aos 78, e Osama Al Harbi, aos 86.
Com este resultado, a Arábia Saudita ultrapassou o Irão (agora quarto, com seis pontos, em cinco jogos), que nunca tinha batido fora, e ascendeu ao terceiro lugar do Grupo 2, com sete pontos (cinco pontos), contra oito da Coreia do Sul (quatro) e 10 da Coreia do Norte (cinco).
A formação saudita precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para conseguir um lugar na fase final do Mundial de 2010, mas continuará na corrida se acabar no terceiro posto.
Nesse caso, disputará um “play-off” com o terceiro colocado do Grupo 1. O vencedor desse confronto disputará, depois, o acesso à África do Sul com a Nova Zelândia, vencedora da zona Oceânia.
A Arábia Saudita recebe quarta-feira os Emiratos Árabes Unidos, que perderam hoje na Coreia do Norte por 2-0 – golos de Par Nam-Chol, aos 51 minutos, e Mun In-Guk, já nos descontos – e seguem no último posto do agrupamento, com um escasso ponto, conquistado na recepção ao Irão (1-1).
O conjunto de José Peseiro ainda terá, depois, de medir forças com a Coreia do Sul (10 de Junho, em reduto alheio) e a Coreia do Norte (17 de Junho, em casa).
PFO.
Lusa/Fim.