A Google anunciou o lançamento do Android Things, uma plataforma que permite construir dispositivos conectados para a Internet das Coisas. Este novo sistema operativo terá por base o projeto Brillo e combinará ferramentas como o Android Studio, Android SDK, Google Play Services e Google Cloud Platform. O objetivo é ajudar os programadores a construírem dispositivos inteligentes capazes de receber comandos de voz e atualizações.
Além disso, a Google prevê adicionar suporte para o Weave, a plataforma de comunicações para Internet das Coisas que ajuda os dispositivos a ligarem-se aos serviços Google e a “falarem” com outros aparelhos. Refira-se que, como salienta o The Next Web, o Philips Hue e o Samsung SmartThings já recorrem ao Weave e está prevista a adesão de outros fabricantes, como a Belkin e a TP-Link, por exemplo.
A nível de hardware, será possível construir produtos a partir de kits como o Raspberry Pi 3, Intel Edison e NXP Pico.
O Android Things está agora disponível para programadores e a empresa já revelou que vai trabalhar com os utilizadores de Brillo para ajudar na migração para a nova plataforma.