“Anunciando a formação da @xAI para perceber a realidade”, foi com este curto tuíte que Elon Musk anunciou a criação de uma empresa dedicada à Inteligência Artificial. Na página oficial da empresa, lemos que o objetivo é “perceber a verdadeira natureza do Universo”. Na conta de Twitter da organização, surge apenas uma mensagem para já onde se lê a pergunta “Quais são as perguntas fundamentais que ainda não têm resposta?”.
Em termos de colaboradores, sabe-se que são 12, incluindo Musk, e com antecedentes na OpenAI, DeepMind, Google Research, Microsoft Research e Tesla e contam com o aconselhamento do Center for AI Safety, noticia a CNet.
Apesar de ter criado esta empresa, Elon Musk é dos mais de mil signatários de uma carta aberta onde se pede uma pausa no desenvolvimento da Inteligência Artificial com receios sobre os riscos profundos para a sociedade que estes motores podem representar.
Na sexta-feira, dia 14, está marcado um Twitter Spaces, onde a empresa deverá explicar um pouco melhor a sua missão e os meios que irá desenvolver para a atingir.