A Twitch anunciou que está a testar a funcionalidade Caridade (charity, no original em inglês) que permite aos criativos fazerem campanhas de recolha de fundos para fins solidários diretamente a partir das suas transmissões online. Para já, apenas um grupo restrito de utilizadores parceiros e afiliados está a ter acesso, mas o objetivo é depois alargar a toda a comunidade de criativos.
A empresa explica que os donativos vão ser processados pelo Paypal Giving Fund e vão poder ser seguidos no feed de atividades e no chat do anfitrião do livestream. Até aqui, as doações tinham de passar por um intermediário como a Tiltify, por exemplo, para serem ‘convertidas’ em dinheiro para as organizações.
No caso de streamers populares, facilmente as campanhas de recolha podem chegar aos seis ou sete dígitos. O Engadget lembra o caso do Z Event do ano passado que juntou múltiplos criadores e angariou mais de 11,5 milhões de dólares em apenas 72 horas para a Action Against Hunger.
Com o intermediário, havia também lugar ao pagamento de taxas de processamento (no caso da Tiltify, 5% do montante angariado). Agora, a Twitch anuncia que vai permitir aos criadores doarem 100% do montante angariado, sem haver qualquer taxa retida.
Ainda não se conhece a data concreta para a chegada da Charity a todos os utilizadores.