O anúncio foi feito através de um comunicado de imprensa assinado pelos dois grandes nomes do entretenimento, com a Lego e a Epic Games a explicaram que vão “combinar a sua experiência para assegurar que esta próxima iteração da Internet é desenhada também com o bem-estar das crianças na mente”. Tim Sweeney, CEO da Epic Games, complementa que “estamos entusiasmados por juntar-nos para construir um espaço no metaverso que seja divertido, entretido e feito para crianças e famílias”.
A Epic, com a experiência de criar mundos virtuais como o do Fortnite, e a Lego, que se tem vindo a focar nos videojogos como Lego Star Wars: The Skywalker Saga, acabado de chegar ao mercado, e inspira títulos como Minecraft ou Roblox, são dois nomes que fazem sentido nesta abordagem de um metaverso para crianças.
Niantic, que criou Pokémon Go, Facebook e outras marcas estão também a explorar as suas próprias versões alternativas com este fim, embora não se conheçam para já grandes detalhes.
Do lado da parceria Lego-Epic, não temos ainda datas de lançamento, nem uma primeira visão sobre como é que este metaverso vai ser. Os princípios que vão guiar a parceria foram revelados: “proteger o direito de brincar das crianças tornando a segurança e o bem-estar uma prioridade; salvaguardar a privacidade das crianças com o seu interesse a ser colocado em primeiro lugar; dar às crianças e aos adultos ferramentas que lhes permitam controlar a sua experiência digital”.