
O governo dos EUA decidiu levantar algumas restrições comerciais nas exportações para o Irão: em breve, os telemóveis fabricados pelas marcas norte-americanas vão poder ser vendidos no país dos Aiatolas. A medida, que alguns apelidam como o fim do embargo do iPhone no Irão, abrange ainda vários equipamentos de telecomunicações e software, informa a BBC.
O levantamento das restrições comerciais surge em sentido contrário com o crescendo de sanções que os EUA têm aplicado ao regime liderado pelo Mahmoud Ahmadinejad. Os propósitos são de índole política, como se pode confirmar por um comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA: «O povo do Irão deverá ter os meios necessários para comunicar e aceder à informação sem ter de ser sujeito a represálias do seu governo».
O governo dos EUA levantou o embargo tecnológico para o Irão, mas não esquece o conflito diplomático que se mantém em curso entre os dois países: membros do governo e um lista de personalidades associadas ao regime deverão continuar a ser impedidas de fazer negócios com empresas dos EUA. O fim do embargo é ainda encarado como uma forma de promover a abertura política e económica em vésperas de eleições no país do Médio Oriente.