Uma equipa internacional de astrónomos realizou uma investigação na qual descobriu a origem das misteriosas ondas rádio que atravessam o universo. O estudo, liderado pela Organização de Investigação Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália (CSIRO), chama-lhes «estouros rádio» (em inglês, «radio bursts») por se manifestarem num grande estouro e desapareceram num milésimo de segundo. Desde o primeiro registo, em 2007, já foram registadas dezenas destes fenómenos astronómicos.
A publicação científica AAAS as ondas rádio são originárias de uma galáxia distante que se encontra a quatro mil milhões de anos luz da Terra. A falta de consenso quanto ao fenómeno que origina os “estouros rádio” não impediu os astrónomos de manter a expectativa
«Este é o passo que os astrónomos estavam à espera de dar desde que as ondas foram descobertas em 2007», disse Keith Bannister, investigador da CSIRO e autor e investigador principal deste estudo, que trabalha para uma entidade científica australiana.
Esta descoberta foi possível dado que recentemente um super radiotelescópio australiano (Australian Square Kilometre Array Pathfinder, ou ASKAP) registou um destes fenómenos e o conseguiu determinar a sua origem. Após ter as coordenadas, a equipa de investigação recorreu a outros supertelescópios situados em diferentes partes do mundo, nomeadamente, no Chile e no Havai, para caracterizar melhor o local de origem.