
O crânio encontrado na Lourinhã. Imagem tirada do blogue http://lusodinos.blogspot.pt/

Imagem tirada do blogue http://lusodinos.blogspot.pt/

Imagem tirada do blogue http://lusodinos.blogspot.pt/
Os paleontólogos Christophe Hendrickx e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, anunciaram a descoberta do Torvosaurus gurneyi, um familiar distante do popular Tyrannosaurus rex, um dinossauro que estava no topo da cadeia alimentar na Península Ibérica há 150 milhões de anos.
Segundo os autores do estudo, este é o maior predador terrestre descoberto na Europa. Outro Torvosaurus tinha sido descoberto nos EUA e os especialistas não sabiam se a espécie só existia nesse continente. A descoberta em Portugal deste achado, que já data de 2000, veio confirmar que, também, na Europa, a espécie teria existido. No entanto, só agora a investigação dos dois paleontólogos veio confirmar que estamos perante uma nova espécie de dinossauro. O estudo também indicia que as ligações terrestres que existiam entre a Europa e a América do Norte são mais antigas do que era suposto. Ao Público, Octávio Mateus explica porquê: “Quer dizer que a Europa e a América do Norte tinham de estar separadas há tempo suficiente para o Torvosaurus evoluir em duas espécies diferentes de um lado e do outro do Atlântico”.
Segundo o blogue Lusodinos- Dinossauros de Portugal, da autoria de Octávio Mateus, o nome da nova espécie deve-se a James Gurney, autor da série de livros Dinotopia. “O nome gurneyi homenageia os ilustradores de dinossauro, nomeadamente o artista James Gurney, criador e ilustrador da série de livros Dinotopia que fascinou Hendrickx : "Sempre admirei a reconstrução deste mundo utópico , onde dinossauros e humanos vivem juntos, ele também é um excelente artista e pedagogo".”
Aliás, neste blogue pode ler tudo sobre a nova espécie agora descoberta.