Foram 11 os finalistas e três os vencedores da 5ª edição do IoT Challenge da Altice Empresas, uma competição promovida pela marca do segmento empresarial da Altice Portugal. Este ano, os concorrentes foram desafiados a desenvolverem soluções Internet of Things (IoT), uma das maiores tendências tecnológicas da atualidade. Mais especificamente “soluções de IoT que acelerem a digitalização das empresas e das organizações, otimizem os processos através da monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação à nova realidade de teletrabalho ou ajudem a enfrentar os desafios atuais da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus”.
Esta competição teve ainda a particularidade de considerar apenas projetos “inovadores e prontos a serem comercializados”. Ou seja, os concorrentes participaram com soluções já em fase adiantada de desenvolvimento.
Os vencedores
Entre os 11 finalistas, o júri, durante um evento que decorreu totalmente online, decidiu atribuir a vitória a três projetos.
A Infinite Foundry convenceu o júri com um sistema capaz de reproduzir réplicas das plantas digitais 3D das instalações industriais para monitorizar, em tempo real, o processo de produção e melhorar a eficiência operacional. Como se trata de uma solução IoT, todo este processo acontece remotamente.
O Onesait Motion da Indra Sistemas Portugal facilita a “gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento, garantido a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo”.
A terceira vencedora foi a Quantico Solutions com o projeto Vision4Lab, “uma solução que consiste numa plataforma composta por um sistema que permite que os profissionais de saúde possam gravar em vídeo os seus procedimentos recorrendo a uns óculos, de modo a que outros profissionais possam visualizar essas imagens, garantido maior controlo e segurança.
Prémios
Além das condições especiais na mensalidade e na taxa de ativação do serviço de conectividade IoT Connect da Altice Empresas, que é atribuído a todos os finalistas, os vencedores ganharam um conjunto de prémios, incluindo a oferta de 6 mensalidades do serviço IoT Connect da Altice Empresas, Startup passes para o Web Summit 2020, a divulgação das soluções nos canais de comunicação da Altice Empresas, a exposição da solução no Showroom da Altice Portugal bem como a possibilidade de integração da solução no portfólio da Altice Empresas.
De acordo com a Altice Empresas, “nas últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, naquela que é considerada uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores talentos da área da tecnologia em Portugal, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português, através da extensa rede de clientes e parceiros da Altice Empresas”.
O júri
Na edição deste ano do IoT Challenge da Altice Empresas, o painel de júri foi composto por: Nuno Nunes, Chief Sales Officer para o segmento Business to Business da Altice Portugal, Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal, Sofia Rebola, Diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri, Ivo Antão, Administrador Executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, Vice-Presidente da Accenture Portugal.