Foi no já longínquo ano 2000 que a EXAME decidiu começar a acompanhar e premiar as melhores práticas das empresas no que respeita aos seus trabalhadores. Nessa primeira edição, com honras de capa, escolhemos dez empresas, num ranking marcado pelas multinacionais que traziam então comportamentos mais avançados nesta temática.
Ao longo dos anos seguintes, fomos aprofundando cada vez mais esta área, o das Melhores Empresas Para Trabalhar. O número de empresas distinguidas foi mudando, chegando às 100 em determinadas edições e estabilizando nas 50, a partir de 2021, mantendo-se na edição de 2023, que estamos agora a arrancar. Da mesma forma, fomos escolhendo os parceiros certos a cada momento. Neste campo, de destacar a longa relação com a AESE Business School e os parceiros atuais no inquérito, o ManpowerGroup Portugal, que desenvolveu juntamente com a EXAME uma nova metodolodia, este ano em aplicação pela terceira vez, depois da primeira experiência em 2021.
Da mesma forma, inovámos na apresentação da iniciativa. Se a edição especial da revista EXAME é já obrigatória e se tem sempre mantido como montra das empresas, nos últimos anos criámos o Fórum Futuro do Trabalho. É neste evento que são entregues os prémios às MEPT mas decidimos não ficar por aí. Numa grande conferência, convidamos os vencedores mas também grandes especialistas nacionais e internacionais do mundo do trabalho e da gestão de talento, para um fórum de discussão sobre as grandes tendências desta área.
Agora que arrancamos para edição de 2023 das MEPT, queremos lembrar o caminho feito e o conhecimento acumulado ao longo de 22 edições. Tudo isto contribui para fazer das Melhores Empresas Para Trabalhar o mais antigo e prestigiado prémio desta área, em Portugal.
Sobre a edição deste ano, conheça tudo no nosso site dedicado, em exame.pt/mept.
