Vivemos num mundo cada vez mais próximo e conectado, mas com desafios constantes no que diz respeito ao futuro e à educação dos homens e mulheres do amanhã. As escolas têm um papel de mudança de vida a desempenhar na formação e construção do caráter de todos os seus alunos, desenvolvendo capacidades de liderança, de ética e de competência. Neste contexto, as escolas internacionais, que incluem muitas vezes opções de internato, fornecem ferramentas determinantes para qualquer aluno ter sucesso na área que escolher: a mais elevada qualidade de ensino, a incorporação da mentalidade de crescimento mais positiva nos alunos – para que acreditem no seu potencial –, o incentivo permanente à ética no trabalho para alcançar o sucesso e uma perspetiva global determinada pelo ambiente escolar onde estão inseridos.
É com base nestes pilares que o Grupo Inspired, com mais de 50 mil alunos espalhados por 70 escolas em todo o mundo, tem vindo a investir em Portugal. O Grupo estabelece um novo padrão no ensino privado, dedicado à excelência, destacando todos os aspetos do ensino. Com programas académicos inovadores, desafiadores e enriquecedores, integra também artes performativas, desporto e tecnologias de informação, de forma a promover excelentes resultados académicos, mas também a confiança e os valores necessários para abraçar os desafios que a vida irá proporcionar no futuro.

O Grupo Inspired em Portugal
Por cá, o grupo conta já com cinco colégios – quatro do PaRK International School, em Alfragide, Cascais, Praça de Espanha e Restelo, e o St. Peter’s International School, em Palmela – com mais de 3.500 alunos, e prevê um investimento total nos próximos anos de até 300 milhões de euros. Numa altura de grandes desafios, com a crise pandémica que o mundo atravessa, o Grupo Inspired deu um passo em frente na aposta em Portugal e abre, em setembro, a primeira International Boarding Residence na área metropolitana de Lisboa, integrada no campus do colégio St. Peter’s International School.
Sobre o trabalho de excelência que tem vindo a ser feito em todas as escolas do Grupo, no qual Portugal se inclui, Nicholas Wergan, European Education Director do Inspired Education Group, destaca “a mentalidade construtiva adotada, que permite aos alunos acreditarem no que podem alcançar, com a coragem de nunca desistir dos seus objetivos e das próximas etapas da sua aprendizagem”.
Porquê o internato?
Entre as principais vantagens de escolher o internato numa escola internacional está o desenvolvimento da independência dos alunos, que vem sobretudo das rotinas diárias instituídas no colégio. Essa independência permite-lhes crescer como adultos resilientes e determinados, tanto nas suas aprendizagens, como no trabalho e até em relacionamentos futuros. Além disso, o programa da Boarding School promove a curiosidade e o entusiasmo dos alunos pela vida e isso, por sua vez, garante que os mesmos trabalhem essas apetências para as oportunidades que têm pela frente. Num mundo de crescente preocupação com a saúde mental, onde as redes sociais podem isolar e minar a autoestima dos alunos, a “família” da Boarding School promove também atividades e relações interpessoais para evitar situações de solidão, depressão, tanto durante o período escolar como, posteriormente, na vida pessoal e profissional.

Agora na Grande Lisboa, o internato do St. Peter’s International School abre portas a estudantes dos 14 aos 18 anos, com modernas instalações no campus de 37 000 m2. Com mais de 27 anos de experiência, oferecendo o currículo Português e Internacional (IGCSE & IBDP) e um histórico de excelentes resultados académicos, o St. Peter’s International School tornou-se num colégio nacional de referência, consistentemente presente nas primeiras posições nos rankings nacionais. Com uma procura crescente de inúmeras famílias nacionais e internacionais, o colégio oferece agora a opção de Boarding semanal ou completo, para alunos a partir dos 14 anos. No caso do Boarding semanal, sobretudo atendendo ao facto de atravessarmos uma crise pandémica, esta poderá ser uma solução para as famílias portuguesas, garantindo uma maior segurança dos alunos. Esta opção, na qual os alunos permanecem na Boarding Residence de segunda a sexta-feira, permite aos pais desfrutarem do tempo em família aos fins de semana, com a certeza de que, durante a semana, o foco dos seus filhos está na vida académica e no seu futuro.
“Portugal é um mercado estratégico para a Inspired – as famílias portuguesas valorizam cada vez mais um ensino internacional, para além de haver muitas famílias estrangeiras cá residentes a procurarem um ensino de qualidade reconhecida mundialmente”, garante Nadim Nsouli, fundador do Grupo Inspired.
Os novos alunos terão a oportunidade de se juntar à atual e diversificada comunidade escolar de mais de mil alunos de 40 nacionalidades e de beneficiar de um programa académico único e individualizado, bem como de uma orientação personalizada para as escolhas profissionais e acesso às universidades. Neste sentido, a Boarding School vai disponibilizar assistência pessoal 24 horas, com apoio emocional e académico dos “House Parents”, assim como acesso a diferentes atividades culturais, desportivas e sociais durante os fins de semana e interrupções letivas. Com a ambição e a aspiração de ser muito mais do que apenas um dormitório, mas sim uma segunda casa para todos os alunos, a nova Boarding Residence do St. Peter’s é a prova de que Portugal pode e deve ser um destino para quem procura um ensino de excelência, ao mesmo nível de outros países europeus.