Quem acompanha o mundo das empresas cruzou-se, garantidamente, com a palavra ESG nos últimos anos. A sigla, que representa os critérios ambientais, sociais e de sustentabilidade, anda na boca de meio mundo, e tem tanto os seus fiéis defensores como muitos fervorosos detratores.
O conceito da sustentabilidade aplicado aos negócios e aos investimentos, que surgiu ainda no final do século passado, chegou em força pelo menos há uma década. O ESG se transformou num mantra repetido à exaustão – um guia de ação recomendado por diversas entidades de forma a ajudar neste caminho para a sustentabilidade das várias entidades coletivas.
A VISÃO, pioneira em Portugal na informação especializada sobre ambiente, tem dedicado atenção ao assunto do ESG. Em 2022, lançou o ciclo de conferências ESG Talks, com o apoio do Novobanco, e em parceria com a NOVA SBE e a PwC, tendo já realizado cinco iniciativas de debate e análise, estando previstas mais três para este ano. E decidiu agora editar uma revista VISÃO Saber ESG, aprofundada e exclusivamente dedicada ao tema.
A revista já está nas bancas ou pode ser comprada online, sem custos adicionais.