Uma doce notícia para os empresários agrícolas: a Compal tem 60 mil euros para investir em projetos de empreendedorismo frutícola e está a aceitar candidaturas (aqui) para a Academia do Centro de Frutologia até 18 de fevereiro. Serão escolhidos 12 projetos para participar no curso e os três melhores recebem uma bolsa de 20 mil euros cada um.
“Fomentar a inovação na fruticultura nacional e a criação de parcerias para o desenvolvimento de novos negócios” são alguns dos objetivos deste programa de incentivos da Compal, que procura ainda estimular a “prática sustentável da fruticultura ao longo da cadeia de produção, desde a preparação do projeto e a instalação do pomar até à comercialização dos produtos”.
A Academia surgiu em 2012 e é composta por diversas entidades do setor agrícola, instituições académicas, organizações de produtores, instituições bancárias, empresas de tecnologias e energia.
A formação deste ano, aberta a todos os empreendedores que pretendam criar ou alargar o seu negócio, terá um programa mais estruturado, com destaque para o marketing das empresas. Fruticultura, gestão agrícola, associativismo, tecnologia e sustentabilidade são alguns dos módulos que se mantêm como componente teórica, articulados com uma vertente prática no terreno.