A aplicação Smartelada foi desenvolvida para angariar marteladas solidárias virtuais durante o S. João que, mais tarde, serão convertidas em donativos em dinheiro por diversas marcas que irão, assim, contribuir para a construção da nova ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto.
A app, disponível para Android, iOS e Windows, simula um martelo de S. João e desafia os utilizadores a criarem equipas que competem para atingirem o maior número de marteladas.
O total de marteladas conseguidas será convertido num donativo a associação Joãozinho, nascida da sociedade civil, que tem como missão angariar fundos para a construção da nova ala pediátrica, que deverá rondar os 16 milhões de euros.
Este ano, a smartelada será uma experiência, o objetivo da agência de comunicação Marquinista e da empresa que desenvolveu a app, a Savvi, é que no próximo ano a campanha tenha uma maior dimensão.
O objectivo de chegar a um milhão de marteladas até à noite de São João, na terça-feira passada, foi atingido em 48 horas. Agora, a meta são cinco milhões de marteladas.
A Ach Brito, a Barbot e a Panike são as três empresas que irão transformar as marteladas em dinheiro. Cada pessoa que descarregue a aplicação é incluída na equipa de uma delas e a partir daí é só “martelar”. O valor que será doado à associação Joãozinho ainda não está definido, depende do acordo entre os três patrocinadores.
As marteladas serão contabilizadas até ao final do mês e o movimento pode ser acompanhado nas redes sociais através da hashtag #smartelada. O download da aplicação é gratuito.