Dois portefólios, um com imagens de um vulcão na Etiópia e outro sobre a vida dos pescadores num lago do Gana, valeram ao fotógrafo Joel Santos o primeiro prémio na competição britânica Travel Photographer of the Year. É a primeira vez que um português vence este concurso, cuja exposição final é, anualmente, vista por cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo.
Ao justificar a sua decisão, o júri realçou que os dois conjuntos de fotografias enviadas por Joel Santos revelam “uma assinalável diversidade nos motivos, na técnica e na sensação” que transmitem.
Sobre as fotos obtidas na Depressão de Danakil, na Etiópia, o júri sublinhou que o fotógrafo português “ é o primeiro vencedor de um prémio com imagens realizadas a partir de um drone, mostrando uma perspetiva diferente destas paisagens dramáticas e revelando detalhes que não seriam visíveis de uma perspetiva térrea”.
Sobre o segundo portefólio, com imagens dos pescadores ganeses do Bosumtwi, o júri realçou a “visão sensível e próxima” do fotógrafo. “As imagens criam formas subtis contra a luz, equilibrando os detalhes nas sombras com os existentes nas altas luzes, sem a necessidade de aclarar excessivamente as zonas de sombras relevantes, transmitindo dessa forma profundidade”.
Para Joel Santos, a distinção constitui o “reconhecimento de uma paixão” – a mesma que, há cerca de década e meia, o fez trocar uma promissora carreira como economista por uma atividade menos tradicional, ligada à fotografia e às viagens. “Foram 15 anos sempre a tentar criar algo que seja diferente e original. Este prémio, com o reconhecimento internacional que implica, só me obriga a trabalhar cada vez mais e melhor”, disse à VISÃO, pouco depois de ter sido notificado pela organização do Travel Photographer of the Year.
Com vários livros e manuais publicados sobre fotografia , Joel Santos tem desenvolvido também uma intensa atividade como líder e guia de viagens fotográficas, conduzindo grupos de viajantes pelas paisagens mais fotogénicas da Índia, China, Mongólia, Açores, e outros lugares do mundo. É também colaborador habitual da VISÃO, nomeadamente na Bolsa de Especialistas do nosso site, onde tem partilhado muitas dicas úteis para os fotógrafos amadores.
Em 2015, Joel Santos tinha já ganho um dos prémios numa categoria do Travel Photographer of the Year, com a imagem de uma caravana de camelos na Etiópia. Agora, ganhou o primeiro prémio.