É o primeiro carpool que envolve divertimento e terapia – e ainda angariação de fundos. Ted McDermott, 80 anos, reformado fabril e cantor em pubs e clubes, em Inglaterra, foi diagnosticado com Alzheimer em 2013. O filho, Simon McDermott, 40 anos, digital marketer, teve esta ideia de filmar o karoke de ambos no carro, num parque de estacionamento de Blackburn (Lancashire), a cantar o hit dos anos 60 Tell Me Quando, Quando, Quando…
O vídeo tornou-se viral, já correu mundo, com milhões de visualizações, e está a caminho de angariar, até ao momento, 70 mil libras de donativos para a Alzheimer’ Society. “Foram eles que nos ajudaram, quando toda a família começou a desmoronar, sem saber como lidar com o pai”, comentou o filho
Em declarações à BBC, Simon mostrou-se muito sensibilizado com a reação das pessoas por todo o mundo e satisfeito pelo seu carpool clip ter trazido alegria a tanta gente, e esperança a familiares de vítimas de alzheimer.
Simon conta que o pai, que tinha a alcunha de “The Man Songaminute”, por causa da quantidade de músicas que sabia de cor, mas por causa da doença degenerativa do cérebro que afeta a memória, muitas vezes já nem o reconhecia e tornava-se agressivo, fisica e verbalmente. Mas no carpool, enquanto cantam, “reencontram-se”.
A sociedade de Alzheimer não só agradece a iniciativa de angariação de fundos, como elogia a homenagem que Simon faz ao seu pai, destacando o impacto positivo e a energia terapêutica que a música pode trazer a estes doentes.