Roer as unhas
Para muitos é inevitável não roer/morder as unhas quando se está nervoso, ou a ver um filme de terror. Mas quando se torna um hábito diário pode danificá-las e a pele à sua volta, diz Michael Shapiro. À revista Health, o dermatologista de Nova Iorque acrescenta que “as bactérias sob as unhas podem ser transferidas para a boca causando infeções nas gengivas e garganta”, ou vice-versa.
Fazer rolinhos com o cabelo
Ao enrolar uma madeixa de cabelo à volta do seu dedo e puxá-lo pode provocar danos na raiz, segundo Ariel Ostad, dermatologista. “Pode resultar numa perda de cabelo, temporária ou permanente, em algumas áreas, bem como em infeções”, acrescenta. Mas se este hábitofor obsessivo, pode necessitar de psicoterapia e medicação, uma vez que pode ser sinal do distúrbio psiquiátrico tricotilomania.
Estalar o pescoço
Apesar de raro, estalar o pescoço pode desencadear um acidente vascular cerebral. Além disso, segundo o Dr. Michael Gleiber, cirurgião ortopédico e professor assistente na Florida, embora estalar o pescoço possa ser agradável, caso o faça repetidamente e de forma violenta, pode provocar lesões graves e desgaste nos ligamentos e articulações.
Tocar no rosto
Estar constantemente a tocar no seu rosto ou a mexer nas suas borbulhas pode danificar as camadas microscópicas da pele, diz Jessica Krant, dermatologista.
Ranger os dentes
Ao apertar os dentes roçando-os uns nos outros, quando está sob stress, pode causar graves problemas na sua saúde oral, levando mesmo à necessidade de reparar as coroas ou canais radiculares, já para não falar nos danos que pode causar na articulação da mandíbula.
Apostar nos rebuçados
Comer compusivamente rebuçados ou chupas para lidar com o stress pode afetar a saúde oral afetada. No entanto, “chupar doces com moderação não faz mal, desde que os doces sejam sem açúcar e com baixo teor de acidez,” diz Jack Ringer, presidente da Academia Americana de Cosmética Dentária.
Morder o lábio
Morder os lábios quando está nervoso só o vai prejudicar. Segundo Whitney Bowe, dermatologista, esse mau hábito pode levar a infeções o que torna os lábios mais secos e gretados. Ao morder os lábios pode causar o desenvolvimento de fibromas, tumor não cancerígeno, que podem exigir a remoção cirúrgica, diz Coyle S. Connolly, dermatologista.
Roer o interior da bochecha
Com o tempo, pode resultar numa inflamação crónica, sangramento e cricatrizes na zona “roída”.
Mascar pastilhas
Mascar demasiadas pastilhas pode levar a problema nos músculos da mandíbula. Engolir ar em excesso durante o processo pode, por outro lado, provocar danos no estômago, de acordo com os National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC). E nem mesmo as pastilhas sem açúcar são inofensivas.
Mordiscar as extremidades dos lápis e canetas
Tem ideia da quantidade de germes que se escondem nas pontas das canetas e de como esse hábito o pode prejudicar? Segundo Ted Myatt, diretor de pesquisa da Universidade de Rhode Island, “uma pessoa infetada com algum vírus irá transmiti-lo pelas canetas, teclados e telefones, espalhando-o”. Já para não falar que pode danificar os dentes, bem como prejudicar as gengivas, diz Ringer.