Ainda que desligados, os componentes eletrónicos dos telemóveis são sensíveis a altas temperaturas. A melhor forma de os proteger é mantê-los longe da fonte de calor. Se está na praia, não o ponha ao sol. O melhor mesmo é desligá-lo e tapá-lo com uma toalha, ou até mesmo deixá-lo debaixo do chapéu de sol. Deixá-los no carro também não é uma boa ideia: No verão as temperaturas dentro de um veículo podem chegar aos 50 graus.
Quantas vezes não chegou a casa com areia nas ranhuras dos telemóveis? Para que isso não volte a acontecer compre uma bolsa, ou capa, que o envolva por completo. Uma proteção para o visor é também recomendada. Vai ver que livrará o seu telemóvel de danos internos, nas câmaras e também no ecrã.
Apesar de já existirem alguns smartphones resistentes à água é preciso muito cuidado, pois variam consoante o fabricante. É importante que tenha em conta o “manual de instruções” do seu telemóvel. Em caso de acidente com o seu telemóvel, que não é à prova de água, desmonte-o e deixe-o secar durante, pelo menos, 24 horas. Mesmo assim, é possível que não funcione corretamente devido aos componentes da água salgada.