AR
A concentração de ozono é mais elevada, devido à radiação solar, podendo provocar difi culdades respiratórias. Evite o esforço físico ao ar livre e a exposição a outros poluentes. Consulte as previsões na net (http://www.prevqualar.org/home.do)
ÁGUA DO MAR
Procure os dísticos do Ministério do Ambiente que aconselham ou não a prática balnear os resultados das análises à qualidade da água estão afixadas nas praias. Se a nota for má, há risco de alergias de pele e gastroenterites (ingestão da bactéria da salmonella).
AREIA DA PRAIA
Nas praias com bandeira azul pode consultar os resultados das análises à areia. A sua contaminação favorece o aparecimento de fungos na pele e nas unhas. A areia molhada é o maior foco de bactérias fecais atenção às brincadeiras das crianças para evitar gastroenterites.
RAIOS ULTRA VIOLETA
A exposição solar causa lesões na pele envelhecimento precoce e melanoma. Evite o sol entre as 11h e as 16h, aplique o protector 30 minutos antes de chegar à praia, e aumente gradualmente o período de exposição. Há previsões da intensidade dos raios UV no sítio do Instituto de Meteorologia.
INSECTOS
As picadas, além de desagradáveis, originam reacções alérgicas. Para fugir dos insectos, ponha repelente, evite locais com flores ou lixo, conduza de janelas fechadas e não use perfumes intensos nem roupas claras.