Nas redes sociais, Ursula von der Leyen disse que a Comissão “tirou notas” acerca do anúncio de Donald Trump de suspensão das tarifas recíprocas, por 90 dias, a 75 países. “Tomámos nota do anúncio feito pelo Presidente Trump. Queremos dar uma oportunidade às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que receberam um forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las durante 90 dias”, pode ler-se numa publicação na rede social X.
De acordo com Von der Leyen, a Comissão Europeia quer dar uma “oportunidade” às negociações e, caso não resultem, avançar com uma lista de medidas retaliatórias. “Se as negociações não forem satisfatórias, as nossas contramedidas entrarão em vigor. Prosseguem os trabalhos preparatórios sobre novas contramedidas. Como já referi, todas as opções permanecem em cima da mesa”, lê-se.
Nesta quarta-feira, a União Europeia tinha aprovado, por maioria, a aplicação de uma tarifa de 25% a produtos norte-americanos. Horas mais tarde, Donald Trump anunciava uma pausa das tarifas recíprocas a 75 países, excluindo a China.