A artista Charli XCX, de 31 anos, lançou no passado 7 de junho o seu novo álbum de música, intitulado “Brat”, que está a fazer sucesso nas plataformas musicais, tendo estreado em 3.º lugar no ranking da Billboard. A coletânea de canções, a sexta da cantora, tem sido bem recebida pelo público e dominado a cultura pop nos últimos meses através da cor verde – escolhida para a capa do álbum – e ao criar novos termo pelas redes socias, o “Brat Summer”.
Originalmente utilizado para descrever crianças e jovens mal-comportados, “Brat”, tornou-se, este verão, numa verdadeira “filosofia de vida”, inspirada nas tendências de moda dos anos noventa e na cultura rave. De forma semelhante a termos como “Hot girl summer” ou “Portuguese girl” – que se tornaram virais em 2023 – a denominação “Brat” pretende, através de um conjunto específico de características, dar nome a um “estilo de vida”, com ênfase no lado festeiro e desorganizado das jovens que com ele se identificam.
Do termo original rapidamente surgiram novos conceitos, como o “Brat summer” – em português, “verão brat” – descrito como um “estado de espírito” inspirado pelo álbum de Charli XCX. Segundo a cantora, uma pessoa “Brat” é alguém que é “um pouco desarrumado que gosta de festas e que talvez diga algumas coisas estúpidas por vezes. Que se sente ela própria, mas que também tem colapsos por vezes. É muito honesta, muito direta e um pouco volátil. Isso é Brat”, referiu. Acima de tudo, o novo sentido da palavra pretende encorajar a autenticidade e a aceitação pelas pequenas imperfeições, consideradas “provas da humanidade” da pessoa. Entre o essencial para viver um verdadeiro verão “Brat”, segundo a britânica, encontra-se “um maço de cigarros, um isqueiro Bic, um top branco de alças e sem sutiã”.
Com mais de 93 mil publicações, a hashtag “bratsummer” já inspirou múltiplos memes, danças e tendências da internet criados e consumidos, sobretudo, pelas camadas mais jovens. Entre o tipo de conteúdos partilhados mais populares na rede social TikTok encontram-se as danças, especialmente uma coreografia criada por Kelley Heyer ao som de “Apple”, uma das canções de maior sucesso do álbum de Charli XCX. O sucesso da coreografia foi tanto que a própria artista acabou por partilhar um vídeo, com amigos, em que realiza a dança.
“Kamala é Brat”
Desde o lançamento do álbum, a estética “brat” – e tom de verde que lhe está associado – tem dominado vários aspetos da cultura Pop, desde produtos verde-lima, a campanhas de marketing e até à sua utilização por políticos, como Kamala Harris. Desde que anunciou a intenção de entrar na corrida eleitoral pela liderança da Casa Branca, a ainda vice-presidente já reuniu um elevado número de fundos para a campanha bem como o apoio público de várias personalidades conhecidas. Uma das primeiras demonstrações de apoio surgiu de Charli XCX que, horas depois do anúncio de Kamala, escreveu na sua página pessoal da rede social X “Kamala is Brat” – em português “Kamala é brat”. Uma frase que, em poucas horas, ganhou um alcance gigantesco na internet e que está a ser aproveitada pela equipa de campanha de Kamala para chegar aos eleitores mais jovens.
De forma a alinhar-se com a recente sensação da internet, a conta de Twitter da campanha de Harris mudou o seu nome de utilizador para KamalaHQ, bem como a sua fotografia de capa para a cor do álbum da cantora – verde -, optando pelo estilo “Brat”.